Publicidade
Life&Tek

Jornalistas da RTP e da Antena 1 distinguidos no Prémio Jornalismo “Os Direitos da Criança em Notícia”

Os jornalistas da RTP e da Antena 1 foram reconhecidos pelos seus trabalhos de reportagem no Prémio de Jornalismo Os Direitos da Criança em NotíciaA Cor do Beijo, da jornalista Celina Faria, e A Fome, Todos os Dias, de Isabel Meira, foram distinguidas com o ex-aequo na categoria de Rádio, enquanto na categoria de Televisão, o mesmo prémio foi atribuído à reportagem O Sonho Acaba aos 15, de Filipe Pinto. Três prémios que representam o reconhecimento do importante papel do serviço público na promoção e divulgação dos direitos da criança numa perspetiva crítica e inclusiva da RTP.

Em A Cor do Beijo acompanha-se o processo de aprendizagem do português de várias crianças e adultos ucranianos que chegaram à Madeira depois da invasão russa. Na reportagem A Fome, Todos os Dias revelam-se os índices de pobreza no Brasil e as histórias de quem luta contra a fome e vive na rua à mercê da boa vontade e solidariedade, nos dias que antecederam as eleições presidenciais de 2022.

No trabalho O Sonho Acaba aos 15, a imagem é de Pedro Pena e edição do vareiro Guilherme Terra e traz a debate a problemática da lei portuguesa que não permite a adoção de crianças institucionalizadas acima dos 15 anos, mesmo que haja vontade de todos os envolvidos.

publicidade

O Prémio de Jornalismo “Os Direitos da Criança em Notícia” é uma iniciativa da SPA e tem como objetivo valorizar trabalhos jornalísticos de referência, tendo presentes os direitos estabelecidos Convenção sobre os Direitos da Criança, bem como os princípios legais, éticos e deontológicos relativos à forma como são divulgados temas sobre crianças e jovens.

Publicidade

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Botão Voltar ao Topo