ComunicadosPolítica

BE alerta para a dificílima situação do Lar da Misericórdia

Partilhamos o texto enviado a 9 de abril pela concelhia do Bloco de Esquerda de Ovar às organizações e entidades responsáveis pela gestão do surto de Covid-19 no concelho de Ovar, alertando a “dificílima” situação que se vive no lar da Santa Casa da Misericórdia em Ovar.

Ao cuidado de:

Direção Geral de Saúde
Linha SNS 24
Delegado de Saúde Pública
Autoridade Regional de Saúde do Centro
Direção do Hospital Dr. Francisco Zagalo
Gabinete de Apoio à Presidência, Câmara Municipal de Ovar
Proteção Civil, Câmara Municipal de Ovar
Divisão de Apoio Social, Câmara Municipal de Ovar

Com o conhecimento da
Mesa da Assembleia Municipal de Ovar

Ex.mos(as) Sr.(as.)

No âmbito de um alerta e pedido de auxílio remetido ontem, dia 8 de abril, por funcionários do Lar no lar da Santa Casa da Misericórdia em Ovar, foi-nos reportada a seguinte realidade:

O Lar da Santa Casa da Misericórdia de Ovar é um estabelecimento com uma taxa de ocupação média de cerca de 120 utentes. Atualmente existem mais de trinta infetados com o Covid-19, estando neste momento isolados no centro de dia, um edifício anexo ao lar. Idosos de ambos os sexos partilham o mesmo espaço, dificultando em muito o trabalho dos funcionários e a satisfação das necessidades individuais dos utentes, visto estarmos a falar de uma população com caraterísticas e cuidados muito especiais, em virtude do avançado da idade e das diferentes patologias que apresentam. Consideramos importante salientar que, de acordo com o relatado, há utentes que estão no centro de dia que já não tomam banho há mais de 3 semanas.

Nos últimos dias assistimos a três mortes de utentes deste lar com Covid-19, sendo que – pela informação que nos foi relatada – todos estes utentes tinham testado negativo nos testes realizados a 28 de março, tendo, entretanto, contraído novamente o vírus e falecendo em consequência desta infecção. Em igual situação de risco, encontram-se outros utentes que estão no edifício do lar. São idosos que, apesar de terem testado negativo a 28 de março, apresentam agora sintomatologia tipificada como possíveis casos de infeção de Covid-19.

São 8 o número de enfermeiros para mais de 100 pessoas neste momento de crise. Estes profissionais – todos funcionários da Santa Casa da Misericórdia, não havendo auxílio por parte de enfermeiros externos, pelo que nos foi dado a conhecer – passaram 15 dias de quarentena isolados juntamente com os idosos infetados do lar, estando agora a fazer turnos de 24 horas apresentando sinais de absoluta exaustão. O único médico que trabalhava no lar e prestava assistência ter-se-á demitido no dia 8 de abril, devido há inexistência de condições para realizar os cuidados médicos necessários aquela população.

Quanto aos restantes funcionários, oito estão atualmente infetados, baixando o nível de funcionários disponíveis para assegurar os cuidados quotidianos necessários. Fazem turnos de 12 horas estando a ser auxiliados por colegas que estão adstritos ao apoio do ensino pré-escolar.

Apesar das notícias de que estes idosos serão encaminhados para o recém-criado hospital de campanha, até ao momento essa transferência não se realizou, nem os funcionários responsáveis pelo alerta sabem quando se irá realizar, pois nem enfermeiros, nem pessoal têm estado em articulação ou diálogo com qualquer outra entidade.

Nestas horas e tempos de angústia, o sentimento de todos os trabalhadores neste lar em Ovar é de medo e abandono. Estão assustados pelos idosos infetados que neste momento não têm qualquer cuidado médico, pelos que já têm sintomas e estão com os demais utentes não infetados e pelos trabalhadores que estão à mercê do contágio.

A situação é tão desesperada que a informação que nos foi veiculada é que, por ordem da administração, todos os idosos que são enviados para o serviço de urgência do Hospital da Feira não serão aceites de volta por falta de condições no lar da santa Casa da Misericórdia em Ovar, deixando-os internados no hospital.

Face ao exposto, não querendo contribuir para um maior alarmismo mas cientes da urgência e gravidade da situação, apelamos às entidades públicas a quem remetemos este alerta para que ajam com celeridade e eficácia para a segurança dos que não estão infetados e a salvaguarda e todas as condições e cuidados para os doentes.

Este é um tempo de ação. Em solidariedade com todos mas hoje em particular com os que travam esta batalha diária no lar de santa casa da misericórdia em ovar, um abraço fraterno e com a esperança que a ajuda irá a caminho.

Comissão Coordenadora Concelhia de Ovar – Bloco de Esquerda

Deixe um comentário

https://casino-portugal-pt.com/
Botão Voltar ao Topo