CulturaPrimeira Vista

Yoga para bebés chega a Ovar em Setembro

Sónia Claro é a professora de yoga que vai, a partir de setembro, iniciar aulas de yoga para bebés e crianças na Academia Espaço Aberto, em Ovar.

Natural de Ovar, Sónia é professora por vocação, tendo leccionado, nos últimos 15 anos, em Matosinhos como professora de Inglês, tendo sido directora pedagógica de uma escola profissional.

No entanto, as exigências dos cargos e a pressão estavam a interferir negativamente com a sua vida pessoal e profissional. “Atingi o ponto de viragem o ano passado quando decidi mudar de vida, por mim e pela minha família”, conta ao OvarNews. Depois de conseguir parar e silenciar, passou a dar ouvidos à sua intuição e iniciou aulas regulares de yoga na Escola Anáhata Yoga, em Espinho. “Comecei, então, a perceber a existência de uma forma de estar e sentir completamente novas para mim e, no entanto, que se adaptava tão bem à minha forma de ser e pensar”.

A professora ovarense diz que deve aos seus filhos, de 8 e 2 anos, o despertar para o interesse pelo yoga para crianças, como forma de trazer maior tranquilidade ao nosso seio familiar. “Foi então que decidi, em janeiro deste ano, iniciar formação na Escola Babyoga Portugal para poder dar aulas de yoga para bebés e crianças e, desta forma, partilhar com outras famílias o que tenho conseguido alcançar: paz, tranquilidade, mais amor, alegria, compreensão e respeito pelo outro”.

Entretanto, recebeu o convite da sua professora de yoga, Ana Maia, para dar aulas na sua escola, em Espinho. “Continuo em formação, agora também com a professora Ana Maia, esperando aperfeiçoar-me cada vez mais nesta prática e poder ajudar as crianças a manter ou recuperar o yoga que naturalmente há em cada uma delas”.

Este mês, Sónia Claro vai iniciar formação ainda mais intensiva nesta área, na Escola Anáhata Yoga, em Espinho.

A partir de 2015, o dia 21 de junho, para além de marcar o solstício de Verão, sinaliza também o dia internacional do yoga. Esta ideia foi apresentada às Nações Unidas por Narendra Modi, Primeiro Ministro da Índia, justificando esta proposta com o argumento de que o “Yoga é um presente inestimável da antiga tradição indiana. Corporifica a unidade entre a mente e o corpo; o pensamento e a ação; o controlo e a plenitude; a harmonia do homem com a natureza; uma abordagem holística para a saúde e o bem estar.”

“Isto significa que esta prática está a tomar um lugar de grande importância na vida das pessoas, pois permite-lhes desenvolver equilíbrio emocional e físico, condições vitais para uma vida sã, que tanto se têm perdido no corre-corre esgotante do dia a dia”. “As crianças, como parte integrante desta sociedade, sofrem com o stress dos adultos, não sabendo muito bem o que fazer com um turbilhão de sentimentos (raiva, ansiedade, frustração,…), que desencadeiam, com o tempo, a agitação e a desconcentração”, defende.

Pessoalmente, Sónia espera que “a celebração deste dia desperte nas pessoas a necessidade de transformação, de transmutação, que tão sofregamente anseiam mas para a qual, muitas vezes, não sentem a força necessária: o yoga poderá ser essa força”.

Assim, o yoga para bebés e crianças “pretende devolver às crianças e pais o equilíbrio que necessitam para alcançar harmonia familiar, melhorando o conhecimento dos seus intervenientes e uma maior compreensão entre todos”.

Deixe um comentário

https://casino-portugal-pt.com/
Botão Voltar ao Topo