LocalPrimeira Vista

Maceda: AM1 passa a Base Aérea n.8

Todos aqueles que sempre chamaram Base Aérea ao AM1 de Ovar, afinal, estavam certos.

É que o Governo acaba de promulgar o Decreto Regulamentar que conclui a reforma da estrutura superior das Forças Armadas iniciada em 2021, com a revisão da Lei de Defesa Nacional e com a aprovação da nova Lei Orgânica de Bases da Organização das Forças Armadas (LOBOFA).

Na Força Aérea, há a reter a criação da Base Aérea n.º 8 (BA8), em Ovar, por transformação do Aeródromo de Manobra n.º 1 como era conhecida até aqui a estrutura militar instalada em Maceda, no concelho de Ovar.

O comunicado explica que esta alteração se enquadra na reestruturação do Comando Aéreo por forma a refletir uma maior coerência estrutural.

Refira-se que a Base Aérea n.º8 esteve para ser em Alverca, ainda nos idos anos 1960, não tendo contudo chegado a assumir essa designação, ficando um vazio na numeração das bases portuguesas de então, da BA7, mais tarde também AM2 e agora Regimento de Infantaria N.º 10 (RI10), em S. Jacinto, para BA9, em Luanda.

Com a promoção do AM1 ao estatuto de Base Aérea, que deverá significar a atribuição de esquadras de voo permanentes, a BA8 toma então, finalmente, corpo.

O Aeródromo não tem meios aéreos atribuídos permanentemente, mas encontra-se ali estacionado um destacamento de busca e salvamento da Esquadra 552, equipado com helicópteros AW119 Koala.

Ainda na Força Aérea, procede-se «à reestruturação dos órgãos centrais de administração e direção, e são definidas as competências do Gabinete Coordenador de Missão no âmbito dos Incêndios Rurais».

Deixe um comentário

https://casino-portugal-pt.com/
Botão Voltar ao Topo