Local

Município assina parceria contra a pobreza e a exclusão

No âmbito do Conselho Local de Ação Social do Município de Ovar, foi hoje apresentado e assinado o contrato relativo ao Plano de Ação de Projeto “Ovar Mais Inclusivo”/ Contrato Local de Desenvolvimento Social, um projeto que pretende promover a inclusão social dos cidadãos através de ações que permitam combater a pobreza e a exclusão.

O projeto CLDS “Ovar Mais Inclusivo”, enquadrado no Programa Contrato Local de Desenvolvimento Social (CLDS), decorre da celebração de contrato, assinado nesta sessão pelo presidente da Câmara Municipal de Ovar, entidade coordenadora local de parceira e a executora – Fundação Pe. Manuel Pereira Pinho e Irmã (Válega) e pela entidade financiadora – Instituto da Segurança Social, I.P.

O projeto Ovar Mais Inclusivo apresenta quatro ações concretas, nomeadamente o Espaço EFE – Emprego, Formação e Empreendedorismo; o Espaço entre Famílias; o Espaço Nós; e o Espaço Net.

O Espaço EFE – Emprego, Formação e Empreendedorismo prevê a criação de um Gabinete Itinerante de Apoio à Empregabilidade e vai desenvolver ações no âmbito do Empreendedorismo Jovem (para alunos do 8º ao 12º ano), do Empreendedorismo em geral e da Qualificação de desempregados e/ou à procura do primeiro emprego.

O Espaço entre Famílias vai trabalhar no âmbito da capacitação pessoal, social e parental, dinamizar sessões de mediação familiar e terapia familiar, realizar consultas de pedopsiquiatria e psiquiatria, e realizar acompanhamento familiar especializado.

O Espaço Nós pretende desenvolver e qualificar a Rede Local de Voluntariado, a capacitação institucional e pretende realizar no final do projeto uma Mostra Social Concelhia.

O Espaço Net tem por objetivo a dinamização de diversas atividades recorrendo às novas tecnologias da Informação e Comunicação junto de vários públicos, estando, por exemplo, a ser desenvolvido um site.

Este projeto, a realizar entre 2013 e 2015, conta com um orçamento superior a 300 mil euros, financiado maioritariamente pelo POPH – Programa Operacional Potencial Humano, no âmbito do QREN 2007/2013.

O presidente da Câmara Municipal de Ovar, Salvador Malheiro, explica que “este é um projeto social da máxima relevância para o concelho de Ovar, porque vai desenvolver ações de promoção da empregabilidade, qualificação e formação, incrementar a capacitação pessoal, social e parental dos agregados familiares do concelho, desenvolver a Rede Local de Voluntariado, entre outras. Pretende-se, na essência, promover a inclusão social no nosso território, potenciando qualidade de vida para todos os munícipes”.

 

 

Deixe um comentário

https://casino-portugal-pt.com/
Botão Voltar ao Topo