Publicidade
CulturaPrimeira Vista

Maria Amélia Tavares lança livro… em Lagoa

Maria Amélia Oliveira Cunha Tavares nasceu a 18 de dezembro de 1944, em Ovar.

“Aos nove anos, fui viver para a praia do Furadouro e isso marcou-me para sempre”, recorda. É que o Furadouro é uma das suas inspirações poéticas.

Maria Amélia é professora do 1.º Ciclo, profissão que sempre exerceu com prazer e da qual se orgulha.

publicidade

Fez uma formação como complemento ao antigo 7.º ano, em Filologia Românica. É casada, tem uma filha, a Carolina, e duas netas, a Eva e a Diana.

Atualmente reside com o marido em Lagoa, no Algarve. Faz voluntariado, orientando um grupo de seniores na área de Teatro. A música e a leitura são outras das suas paixões.

“Em Busca da Minha Verdade” é o seu último livro, de “poesia envolvente, que captura a essência da vida, abordando temas quotidianos e destacando a beleza nas experiências pessoais”, adianta.

Enraizada na infância da autora e alimentada pela paixão pelo mar, a obra oferece uma jornada poética única.

“Em Busca da Minha Verdade” é o segundo livro de poesia da autora vareira e reúne um conjunto de poemas que são um reflexo da sua visão sobre o mundo e a forma como vive e está na vida.

“São poemas que versam igualmente sobre os condicionalismos, as vicissitudes do quotidiano no contacto constante com as pessoas e tudo o que a rodeia”.

A sua escrita está também intrinsecamente ligada à sua infância e à sua paixão pelo mar, desde Ovar ao Algarve.

Muitos se recordarão de Maria Amélia Tavares, pois foi coordenadora de voluntários da Liga dos Amigos do Hospital de Ovar durante cerca de quinze anos.

Depois de aposentada começou a escrever peças para teatro, que ela própria levou à cena na Academia Sénior de Lagoa durante seis anos. Actualmente anima aulas de teatro na Associação Che Lagoense em Parchal.

Mas não esquece as raízes e ainda escreve artigos para a “Revista Reis” que é editada em Ovar uma vez por ano e poesia para amigos ou para exprimir os seus estados de alma.

Fez parte da equipa do jornal da Academia Sénior de Lagoa onde publica artigos de opinião e poemas.

É a Sala Polivalente da Biblioteca Municipal de Lagoa que recebe a apresentação pública do livro de poesia «Em busca da minha verdade» de Maria Amélia Tavares, no próximo dia 29 de junho, pelas 17h.

Publicidade
Botão Voltar ao Topo