Meninas angolanas felizes com vestidos feitos na Murtosa
Carminda Matos e Maria do Rosário Cruz começaram a receber fotografias de meninas africanas envergando os vestidos feitos pelo projecto “Dress a Girl”, da Murtosa. Carminda Matos não cabe em si de tanta felicidade ao ver as imagens dos vestidos e calções distribuídos, no passado dia 5, na Escola Dom Bosco em Cacuaco, em Luanda.
“É um sentimento maravilhoso”, rejubila a cada nova fotografia. “Estamos sempre a ver e não conseguimos parar”, confessou ao nosso jornal, agradecendo ao Grupo da Amizade Angola por “ajudar a levar” estes vestidos às crianças. Elas são as mentoras de uma das equipas locais mais dinâmicas deste projecto internacional. Depois de as duas terem decidido apontar agulhas ao projecto, a primeira reunião decorreu logo em Setembro do ano passado, no Centro Paroquial da Murtosa, com cerca de 20 pessoas.
“As pessoas foram aparecendo e ficaram logo apaixonadas pelo projecto, pois sabem que este é o primeiro vestido que estas meninas recebem na vida e, muitas vezes, será o único”, vinca Carminda Matos. A confecção dos vestidos é feita com materiais doados.
Refira-se que alunos da Escola do Outeiral, em Arada, participam no mesmo projecto, tendo incluindo alguns dos seus vestidos no desfile do Carnaval infantil deste ano, em Ovar (ver foto em baixo).