Cultura

Morreu Rui Agonia Pereira, um amigo de Esmoriz

Faleceu, na cidade de Lisboa, o Professor Doutor Rui Agonia Pereira, no dia 15 de Fevereiro, aos 84 anos de idade. Figura de relevo no mundo da ciência, tentou “dar” a Esmoriz um estabelecimento de Ensino Superior.

O projecto foi cuidadosamente elaborado e as formalidades fiscais tinham sido acauteladas com a criação da Prodomo – Sociedade de Promoção do Ensino de Esmoriz Lda.

Com ele, estava um grupo de Professores de competência reconhecida, bem como alguns Esmorizenses. O Instituto Superior das Ciências do Mar era uma “realidade desejada”, que a todo o momento poderia ser confirmada e no seio dos seus mentores, chegou a “viver-se” o momento da sua implantação em terras barrinhotas.

Lamentavelmente, o projecto “abortou”, “roubando” a Esmoriz uma oportunidade única, de ter, por cá, o Ensino Universitário acontecer.

A Cidade de Esmoriz muito lhe deve, isso sabe quem o assunto conhece. E, nós, na hora da despedida terrena, usando a sua habitual expressão de agradecimento, lhe dizemos; bem haja, bom amigo, no paraíso dos justos.

Abílio Cruz
Florindo Pinto

Deixe um comentário

https://casino-portugal-pt.com/
Botão Voltar ao Topo