LocalPrimeira Vista

Município adquire edifício da olaria “O Caco”

A Olaria “O Caco” vai passar para a propriedade da Camara Municipal de Ovar, por permuta com uma parcela de terreno do município, localizada junto ao Centro de Saúde de Ovar.

A proposta foi aprovada por unanimidade na última reunião do executivo, tendo o presidente Salvador Malheiro classificado a decisão como “uma excelente notícia para todos nós, sobretudo tendo em conta o sentimento de pertença que os vareiros têm relativamente a esta arte tradicional”.

“Queremos potenciar o nosso Território afirmando a nossa identidade, o nosso legado e as nossas tradições”, acrescentou. No imóvel funcionou a oficina de cerâmica de Evaristo Estarreja, mais conhecida como “olaria do Alto de Saboga”, uma das actividades mais prósperas de Ovar desde final do Séc. XIX até meados do Séc. XX.

Em Ovar havia o registo de mais de vinte olarias na primeira década do último século, ao ponto de atribuir o seu nome a um largo, que é o actual Largo da Olaria, onde se localizavam várias daquela mais de duas dezenas de olarias.

Deixe um comentário

https://casino-portugal-pt.com/
Botão Voltar ao Topo