CulturaPrimeira Vista

Museu Escolar Oliveira Lopes para ver no Furadouro

Está patente ao público, no Posto de Turismo do Furadouro, até ao próximo mês de outubro de 2016, a Exposição “De Escola Inovadora a Espaço de Memórias”.

Esta exposição foi produzida no ano de 2010, no âmbito das Comemorações do Centenário da Escola Oliveira Lopes e resultou de uma recolha de documentação escrita e iconográfica levada a cabo pela Associação dos Antigos Alunos da Escola Oliveira Lopes/Museu Escolar Oliveira Lopes.

A exposição foi montada pelo designer portuense, João Borges, que em 2010 venceu o concurso internacional para a criação do logo da “World Urban Campaign”, lançada pelas Nações Unidas. Esta exposição contém ainda fotografias de Egídio Eduardo Manita Santos, conceituado fotógrafo portuense, que colabora atualmente com diversas publicações e instituições como por exemplo Revista “Exame”, Porto 2001 – Capital Europeia da Cultura e Fundação de Serralves entre outras. Na exposição pode-se descobrir a história e memória do espaço (Escola Oliveira Lopes), contactar o pioneirismo da escola pelo material didático que possuía e que fora adquirido pelos fundadores em oficinas de Paris, citações dos jornais à altura da inauguração, excertos de textos pedagógicos e da cariz histórico e numerosos objetos que constituíam o material das salas de aula da época (1910).

A direcção da Associação dos Antigos Alunos da Escola Oliveira Lopes/Museu Escolar Oliveira Lopes agradece à Câmara Municipal de Ovar o facto de ter acolhido a sugestão para que a exposição “De Escola Inovadora a Espaço de Memórias” fosse apresentada, durante as meses de Verão, no Posto de Turismo do Furadouro e ainda o apoio prestado no transporte dos painéis e montagem da exposição, pelos técnicos camarários, sobretudo, Raquel Elvas, Tânia Guimarães e Ricardo Nunes.

Deixe um comentário

https://casino-portugal-pt.com/
Botão Voltar ao Topo