Local
Em Destaque

Participação popular na transladação de Nossa Senhora das Dores

A Procissão da Transladação da Imagem de Nossa Senhora das Dores da Capela do Passo do Calvário para a Capela de Santo António, foi bastante participada, o que demonstra que a população está ao lado das suas tradições.

A imagem ficará ali até ao próximo domingo, dia em que sairá para ir ao Encontro de seu filho Jesus, na emocionante Procissão dos Passos.

Poucos conhecem os segredos e a riqueza desta imagem mas a realidade é que é uma verdadeira relíquia no património ovarense.

Trata-se de uma imagem de corpo articulado, pois, adquire nas duas procissões em que se apresenta diferentes formas e posições, sendo numa chamada de Nossa Senhora das Dores e noutra de Nossa Senhora da Soledade.

Durante o ano está com um vestido e com um manto diferentes dos que leva nas procissões quaresmais, uma vez que os que leva nas ditas procissões são de uma riqueza e de uma importância extrema, leva um manto de veludo bordado a ouro, um vestido de cetim também este bordado a ouro e com fio de seda roxa, um par de manguitos, um peitilho, um cinto, um par de sapatos, uma almofada e uma cabeleira de cabelo humano, constituindo um conjunto de elementos isolados que revestem a imagem aquando das procissões quaresmais.

Foto: Saul Fragoso

Deixe um comentário

https://casino-portugal-pt.com/
Botão Voltar ao Topo