CulturaPrimeira Vista

Novo livro de Hélder Reis em destaque na 90.ª Feira do Livro de Lisboa

O esmorizense Hélder Reis é o autor em destaque de hoje na 90.ª Feira do Livro de Lisboa. Este é um livro recheado de emoções. Hélder Reis, uma figura muito conhecida da televisão portuguesa, e, muito querida pelo público, leva-nos numa viagem única por Portugal.
Num ano em que grande parte dos portugueses vai fazer férias “cá dentro”, Hélder Reis lança um livro que dá uma ajuda a descobrir os lugares, objectos e tradições da história de Portugal. Chama-se “Nação Valente” e, mais do que um livro, pretende ser um convite a viajar pelo país. O apresentador da RTP fala num guia que pode levar para qualquer lugar.

“Nação Valente” é o título do livro que abre com uma dedicatória do apresentador à sua mãe que faleceu este ano. Apesar de ainda lhe custar pensar na falta que a progenitora faz, Hélder Reis relembra que a sua mãe lhe deixou coisas positivas, sendo que no seu livro tenta passar uma imagem de esperança
Este é um livro recheado de emoções. Hélder Reis leva-nos numa viagem única por Portugal. Pelos lugares emblemáticos que marcaram a sua história, fala-nos da gente valente e heroica, dá-nos a conhecer objetos que ainda hoje nos contam uma estória empolgante e as tradições populares que nos tornam únicos. Venha daí.

Quando visita o Terreiro do Paço, em Lisboa, imagina aquela praça como palco de um regicídio, ouvindo os gritos que a 1 de fevereiro de 1908 inundaram a cidade: «Mataram o rei no Terreiro do Paço.» Ao pisar as pedras do Castelo de Guimarães, sabe que o berço da nossa nacionalidade já foi também um palheiro, uma pedreira e até uma prisão? Conhece a tradição das magníficas Festas dos Tabuleiros de Tomar ou as Festas do Povo de Campo Maior, ou a origem dos assustadores Caretos de Podence? Sabia que o astrolábio mais antigo do mundo é português ou que pode consultar o tratado que deu origem à nossa Nação, na Torre do Tombo? Chama-se Bula Manifestis Probatum . Ou ainda que foram precisos 70 quilos de ouro por ano para erguer o Mosteiro dos Jerónimos? Conhece o chocalho, um objecto com mais de dois mil anos e que é património da humanidade? E já ofereceu algum lenço dos namorados, uma carta de amor escrita em bordado?

Estas e muitas outras histórias de uma nação valente que merecem ser lidas, conhecidas e visitadas.

Hoje, na Feira do Livro de Lisbia
18h00 às 19h00,
Hélder Reis, Nação Valente

Deixe um comentário

https://casino-portugal-pt.com/
Botão Voltar ao Topo