CulturaPrimeira Vista

Novo restaurante em Leicester anuncia Pão-de-Ló de Ovar

Se dúvidas houvesse, fica mais uma vez provado que o Pão de Ló de Ovar já conquistou um lugar na gastronomia internacional. Na cidade de Leicester, em Inglaterra, abriu, no dia 23 de dezembro, um novo restaurante (Bistro) que anuncia o afamado doce vareiro em lugar de grande destaque, ao lado das Natas, enquanto representativo da doçaria lusa.

Mas há mais: “Pão-de-ló is an awesome dish”, diz a Mimi, uma Chef japonesa que gosta tanto do doce que já partilhou a receita na sua página pessoal. Também considera o Pão de Ló de Ovar muito parecido com o kasutera, o Pão de ló japonês. Mas isso tem uma explicação: Quando os portugueses chegaram ao Japão no século XVI, tiveram na cultura japonesa uma influência importante e uma das heranças portuguesas que os japoneses mantiveram até hoje, foi o fabrico de um bolo, semelhante ao pão de ló, introduzido pelos portugueses no século XVI. É produzido na província de Nagasaki, onde é considerado um bolo tradicional. É feito com farinha, ovos, açúcar e xarope de milho e, tal como o nosso pão de ló, tem que ser demoradamente batido.

Andy Bates é outro Chef rendido ao doce vareiro. Natural de Londres (UK) está radicado em Miami (EUA), tem rubricas de culinária na BBC e é apresentador do canal Food Network.

Recorde-se que também Jeremiah Duarte, popular “Pastry Chef” norte-americano, esteve em Portugal, em 2018, para contactar e aprender mais sobre a doçaria nacional. E, claro, veio a Ovar conhecer o melhor Pão-de-Ló do país.

 

Deixe um comentário

https://casino-portugal-pt.com/
Botão Voltar ao Topo