Saúde

“Ligue antes, salve vidas” na área de abrangência ULS de Entre o Douro e Vouga

Entra em vigor dia 5 de março, terça-feira, nos Serviços de Urgência de Arouca, Oliveira de Azeméis, Santa Maria da Feira e São João da Madeira da Unidade Local de Saúde de Entre Douro e Vouga, o novo Projeto “Ligue Antes, Salve Vidas”.

A redução da utilização inapropriada ou evitável dos serviços de urgência do Serviço Nacional de Saúde é fundamental e uma medida de eficiência e melhoria da qualidade na prestação de cuidados, uma vez que permite, por um lado, minimizar as situações de excesso de procura, reservando-os para as situações mais graves e, por outro lado, é mais eficiente e segura para o utente com doença aguda de menor gravidade, oferecendo uma resposta no local certo, nomeadamente na equipa de saúde familiar.

A implementação de estratégias tendentes à diminuição das urgências evitáveis implica, necessariamente, o reforço da implementação e divulgação dos mecanismos que garantem o acesso adequado dos utentes que procuram os serviços de saúde em situação de doença aguda.

Este projeto pretende garantir que nenhum utente se dirija aos Serviços de Urgência da ULSEDV, acima referidos, sem que antes entre em contacto com a linha SNS24 através do n.º 808 24 24 24, assim obtendo a adequada referenciação.

Esta mudança permite melhorar o atendimento dos utentes da nossa região, através de orientação de acordo com a sua situação clínica, bem como garantir o rápido atendimento no Serviço de Urgência ou o agendamento de uma consulta nos Cuidados de Saúde Primários para o próprio dia ou para o dia seguinte.

Os utentes podem, agora, evitar as filas e as esperas na urgência ou aguardar no conforto da sua casa até à hora da consulta agendada pela Linha SNS 24, e evitando deslocações desnecessárias aos Serviços de Saúde.

Permite, ainda, que os Serviços de Urgência fiquem mais disponíveis para as situações mais graves, melhorando o seu atendimento e reduzindo os tempos de espera.

Ligue Antes, Salve Vidas. Antes de ir à urgência ligue sempre 808 24 24 24.

 

Deixe um comentário

https://casino-portugal-pt.com/
Botão Voltar ao Topo