publicidade
Local

Dia Internacional dos Museus: Visitas gratuitas e encenadas em Estarreja

Grupo infantil TRAMA estreia “Arroz de Miúdos - Outra Vez Arroz?” já com lotação esgotada

 

De 16 a 17 a maio, vários espaços culturais de Estarreja assinalam o Dia Internacional dos Museus, destacando o seu papel como ponte de diálogo, compreensão, inclusão e paz. Este ano, destaca-se a estreia de uma visita encenada, “Arroz de Miúdos – Outra Vez Arroz?”pelo TRAMA – Grupo de Teatro Infantil do Município que contará a história do arroz, numa nova proposta para descobrir e valorizar o património e a identidade local.

 

Um elenco de 12 pequenos atores e atrizes do Grupo de Teatro Infantil do Município de Estarreja “TRAMA”, em jeito de visita guiada e encenada, conta a história do arroz, ao mesmo tempo que o semeia pelos diferentes espaços da antiga fábrica de descasque de arroz, hoje transformada em Museu Fábrica da História – Arroz. As apresentações estão agendadas para os dias 16 e 17 de maio, já com todas as sessões esgotadas.

 

Da autoria e encenação de Leandro Ribeiro, com figurinos e adereços de Marta Baldaia e Leandro Ribeiro, a peça parte à descoberta do universo do arroz — da sua importância histórica, cultural e social, às memórias e tradições ligadas ao território de Estarreja — conduzindo o público por uma viagem entre culturas, épocas e vivências locais. “O arroz sustenta metade da humanidade e é servido gastronomicamente de inúmeras maneiras e todas elas deliciosas. Também é usado para diferentes situações, que não na cozinha. Quem nunca atirou arroz aos noivos, casados de fresco? Quem não conhece a música “Pó de Arroz” de Carlos Paião? Como é que um pequenino grão, pode estar na origem da construção de economias e conexão de culturas, desde 10 mil anos atrás? Como o arroz ultrapassou as fronteiras asiáticas e chegou a Estarreja? Como seria a vida das Mondadeiras?”

 

O TRAMA foi criado em 2014 e está sediado no Cine-Teatro de Estarreja. Assente nos princípios do serviço municipal LAC – Laboratório de Aprendizagem Criativa, pretende trabalhar a educação pela arte, através de práticas teatrais, estimulando a criatividade e promovendo a fruição cultural e formação de novos públicos. Constituído por crianças com idades compreendidas entre os 6 e os 12 anos, o grupo teve já a oportunidade de extrapolar a experiência de palco, passando pelo cinema, teatro de rua, e visitas imersivas – encenadas, trabalhando a figura incontornável de Egas Moniz.

 

A Casa Museu Egas Moniz acolhe no dia 17 de maio, domingo, às 10h30, a oficina “Flores na Boca, Museu ao Peito” dirigida a crianças dos 6 aos 12 anos. Partindo de uma conversa, acerca da poética da Casa-Museu e de Egas Moniz, serão escolhidos alguns lugares/espaços da Casa, onde os participantes elegerão um objeto ao qual consegue associar palavras. Pretende-se que seja criado de forma coletiva, o Poema-Museu, composto pela coleção de palavras de cada um.

 

Visitas gratuitas aos equipamentos culturais

 

Durante estes dois dias, 16 e 17 de maio, haverá também a oportunidade para visitar os museus municipais com entradas gratuitas, mediante inscrição prévia, e participar em iniciativas como o “Circuito dos Museus” ou “Detetives no Museu”. Nesta última atividade, Casa Museu Marieta Solheiro Madureira desafia miúdos e graúdos a explorar o museu de forma diferente. Através de pistas e pequenos desafios, os participantes terão de observar atentamente as peças, descobrir detalhes escondidos e desvendar histórias que fazem parte da memória e do património preservado neste espaço.

 

O Museu Fábrica da História – Arroz, a Casa Museu Egas Moniz e a Casa Museu Marieta Solheiro Madureira propõem desta forma visitas para toda a família.

 

O Dia Internacional dos Museus é celebrado anualmente a 18 de maio, desde 1977, pelo ICOM – Conselho Internacional de Museus. “Museus Unindo um Mundo dividido” é o tema deste ano e destaca o papel fundamental dos museus como pontes entre divisões culturais, sociais e geopolíticas, promovendo o diálogo, a compreensão, a inclusão e a paz entre comunidades em todo o mundo.

 

 

PROGRAMA

 

Visitas Guiadas

 

16 DE MAIO

Museu Fábrica da História – Arroz

10H | 11H | 12H

 

Casa Museu Egas Moniz

10H30 | 11H30 | 14H30 | 15H30 | 16H30

 

Casa Museu Marieta Solheiro Madureira

10H | 11H | Detetives no Museu – 11H30

 

17 DE MAIO

Circuito dos Museus

10H – Museu Fábrica da História – Arroz

11H30 – Casa Museu Marieta Solheiro Madureira

14H30 – Casa Museu Egas Moniz

 

Casa Museu Egas Moniz

10H30 | 11H30 | 14H30 | 15H30 | 16H30

 

Casa Museu Marieta Solheiro Madureira

Detetives no Museu – 11H30

Inscrição obrigatória através dos emails [email protected][email protected] ou [email protected]

Vagas limitadas

Oficina:

FLORES NA BOCA, MUSEU AO PEITO

17 MAI | DOMINGO | 10H30 > Casa Museu Egas Moniz

Visita guiada e encenada:

 

ARROZ DE MIÚDOS – OUTRA VEZ ARROZ?

POR TRAMA – GRUPO DE TEATRO INFANTIL DO MUNICÍPIO DE ESTARREJA

16 MAI | SÁBADO | 15H00 | 17H00 | 21H00 > Museu Fábrica da História – Arroz

17 MAI | DOMINGO | 15H00 | 17H00 > Museu Fábrica da História – Arroz

 

 

FICHA ARTÍSTICA:

 

Título: ARROZ DE MIÚDOS – Outra Vez Arroz?

Género: Visita guiada e encenada ao Museu Fábrica da História – Arroz, com elenco infantil.

Autoria e encenação: Leandro Ribeiro

Figurinos e adereços: Marta Baldaia e Leandro Ribeiro

Interpretação infantil: TRAMA – Grupo de Teatro Infantil: Ana Miguel Azevedo, Beatriz Ribeiro, Bernardo Azevedo, Bia Liberato e Silva, Camila Figueiredo, Carolina Oliveira, Clara de Oliveira e Silva, Íris Pereira, João Maria Tavares, Maria Adelaide Tavares, Maria Clara de Almeida e Maria Eduarda Fernandes.

Interpretação adulta: Leandro Ribeiro e Soraia Gurgo

Apoio técnico de luz e som: Hugo Gamelas

Captação e Edição de vídeo: Hamilton Trindade

Investigação histórica: Juliana Cunha

Coordenação: LAC – Laboratório de Aprendizagem Criativa e Museu Fábrica da História – Arroz

Coprodução: Sol d’Alma – Associação de Teatro e Divisão da Cultura Eventos e Turismo – Município de Estarreja

Apoio à produção: Mónica Araújo e Soraia Gurgo

Comunicação: Gabinete de Comunicação – Município de Estarreja

Agradecimentos: Ana Paula Lapas, Ana Araújo, Ana Marques e Luísa Torres

Promotor: Município de Estarreja

 

 

 

 

Publicidade

Artigos Relacionados

GUIA DO CARNAVAL DE OVAR 2026
[dflip id="99858"][/dflip]
Botão Voltar ao Topo