CarnavalEspecial Carnaval

Os cães de fila do Rei Tony Gaiato

Um bom monarca que se preze tem os «cães de fila». Enquanto um dos Reis Momos mais carismáticos do Carnaval de Ovar, Tony Gaiato tem os seus há muitos anos numa colecção original cujos cachorros vão aumentando de número.

“É a minha matilha”, ri-se o Tony quando lhe perguntamos se tem algum preferido entre os cães. Claro que gosta de todos eles e não tem um preferido. Aliás, é o amor aos animais que está na génese de tudo. Trata-se de uma coleção única em Portugal e, quiçá, na Europa. “Pelo menos, eu já vasculhei por tudo quanto é site português e lá fora em busca de outros que fizessem uma colecção idêntica e não encontrei nada”, desvenda ao OvarNews. “Há um parecido comigo no Brasil, mas eu tenho mais cães”, ajuiza.

Ele costuma dizer que “esta colecção de cães é comprada, doada e roubada”. Isto é, “quando vou a casa de um amigo e vejo um cãozinho a enfeitar uma zona da casa, no dia seguinte já está em minha casa (risos)”. “Quando esse amigo repara que lhe falta
um exemplar e me pergunta, respondo que já é tarde e bão há volta. É assim!”

Depois tem amigos e familiares que vão lá fora e lhe trazem cães diferentes e com isto, a colecção já ultrapassa os 500 e tal exemplares (uma pequena parte pode ser vista no Museu de Ovar por estes dias).

Tony Gaiato (António Manuel Valente da Silva) é funcionário da Câmara Municipal de Ovar há mais de 40 anos e em 1980 entrou para os serviços veterinários. “Um dia o Dr. Manuel Guerra fez uma viagem ao estrangeiro e trouxe-me um de recordação”, recorda e conclui: “Mal sabia ele que estava a dar o arranque de uma colecção que dura até hoje”.

António Manuel Valente Silva nasceu em 1959, em Ovar. Com tenra idade ficou órfão de pai e por vicissitudes da vida foi encaminhado para a Obra da Rua na Casa do Gaiato em Paços de Sousa, fundada pelo Padre Américo, onde com orgulho, se fez homem, aprendendo e desenvolvendo valores que lhe moldaram o caráter e a sua relação com a vida, obrigando-o precocemente a ser adulto.

Foi Rei do Carnaval de Ovar em 1992.

Deixe um comentário

https://casino-portugal-pt.com/
Botão Voltar ao Topo