Cultura

Ovar comemora os 50 anos do 25 de Abril

 

Comemorações dos 50 anos do 25 de Abril em Ovar celebram-se O Município de Ovar acaba de lançar a programação completa das Comemorações dos 50 anos da Revolução do 25 de Abril de 1974. Com o mote “25 de Abril Sempre” as iniciativas, que já arrancaram e que se prolongam até ao final do ano, visam evocar a memória e abrir caminhos para o futuro.

“O 25 de Abril é das pessoas, não só das que o viveram, mas também das várias gerações seguintes, os filhos da Liberdade” sublinha Domingos Silva, o Presidente da Câmara Municipal de Ovar, destacando uma programação plural e inclusiva que conta com o envolvimento das forças vivas do concelho, procurando envolver toda a comunidade nas celebrações. “Trata-se de uma data singular na nossa história que nos deve aproximar na construção de um futuro melhor para todos. Devemos ser livres e iguais. Então sejamos! Basta querermos”, remata o autarca.

O dia 25 de Abril é o dia grande das comemorações.  A cerimónia arranca, às 9h, na Praça da República, com a guarda de honra pelas Corporações dos Bombeiros Voluntários do Concelho de Ovar e o hastear das bandeiras. Segue-se às 9h30, no Centro de Arte de Ovar, a sessão solene da Assembleia Municipal que contará com momentos culturais dinamizados pelo Projeto L – Luta e Liberdade. A sessão será transmitida online, na rede social do Facebook da Câmara Municipal de Ovar. À tarde, às 15h, no mesmo local, celebra-se a Revolução dos Cravos com o espetáculo As Portas que Abril Abriu, pelo Canto Décimo e Coro da Academia de Música do Orfeão de Ovar.

Do Centro de Arte de Ovar para o Parque Ambiental Buçaquinho, marcada está, às 16h30, uma visita ao Festival Literário Gigantes Invisíveis, do qual a Câmara Municipal de Ovar é coprodutora. Do programa destaque para apresentação do livro Liberdade é, da AdRa – Águas da Região de Aveiro, SA, em parceria com as escolas do concelho de Ovar.

Segue-se, em Esmoriz, a Inauguração da empreitada de Requalificação do Largo S. Luís, marcada para as 17h30.

O dia termina com o Concerto 25 de Abril Liberdade, agendado para as 22h, no Parque Ambiental do Buçaquinho.

 

Deixe um comentário

https://casino-portugal-pt.com/
Botão Voltar ao Topo