LocalPrimeira Vista

Ovar em 21.º lugar no ‘ranking’ contabilístico dos municípios de média dimensão

O Anuário Financeiro dos Municípios Portugueses, uma obra de referência na área da contabilidade autárquica, agora publicada, apresenta uma análise económica e financeira das contas de 308 municípios, relativas ao exercício económico de 2021, e Ovar surge em 21.º lugar no Ranking Global dos municípios de média dimensão na lista dos 100 melhores classificados globalmente.

Se comparado com os restantes municípios da distrito de Aveiro, o Município ovarense é o 6.º melhor, suplantado por Santa Maria da Feira, Oliveira de Azeméis, Murtosa, Estarreja e Murtosa.

Num momento em que o Município está a braços com uma decisão do TC relativa a contas de 2015, este resultado foi bem recebido nos Paços do Concelho, com o presidente da Câmara Municipal de Ovar, Salvador Malheiro, a reagir, reafirmando que “Ovar continua a ser um Município de contas certas”.

O documento, considerado de grande relevância para a evolução da investigação da Contabilidade Pública, é uma obra de referência na área da Contabilidade Autárquica.

O Anuário Financeiro dos Municípios Portugueses, apresentado este ano pela primeira vez em formato on-line, tem em conta a análise de prestações municipais em 10 indicadores: Índice Liquidez, Razão entre o Resultado Operacional (deduzido de amortizações e provisões) e os Proveitos Operacionais, Peso Passivo exigível no Ativo, Passivo por habitante, Taxa de cobertura financeira da despesa realizada no exercício, Taxa de cobertura financeira da despesa realizada no exercício, Grau de execução do saldo efetivo, Índice de Dívida Total, Índice de Superavit e Impostos diretos por habitante.

O documento engloba uma análise económica e financeira das contas de 308 municípios relativas ao exercício económico de 2021, resultante de um trabalho, que vai na sua 16.ª edição, da Ordem dos Contabilistas Certificados e do Centro de Investigação em Contabilidade e Fiscalidade do Instituto Politécnico do Cávado e do Ave.

 

Deixe um comentário

https://casino-portugal-pt.com/
Botão Voltar ao Topo