Local

“Impacto é mais visual do que ecológico” – Sérgio Vicente

O recente abate arbóreo ocorrido em terrenos da Junta de Freguesia de Cortegaça surpreendeu muitos locais que não esconderam algum indignação pelo desaparecimento de mais um espaço verde.

Veio a verificar-se que a acção decorreu no âmbito de uma limpeza de um terreno integrado num loteamento aprovado em junho de 2020, na Assembleia de Freguesia local. Ouvido sobre o assunto, Sérgio Vicente, presidente da Junta de de Cortegaça, lembra que a artéria foi uma rua florestal até 2010, ano da requalificação da via, uma intervenção que a tornou urbana, “possibilitando a construção”.

“A avenida continua muito bonita, com muitas árvores”, mas o autarca atenta que “os particulares foram construindo e cortando os pinheiros, libertando espaço para as acácias e as austrálias proliferarem”.

Embora entenda o sentimento das pessoas, sublinha que, naquele local, “já não havia as árvores que as pessoas pensam que havia. O que havia era uma cortina verde que tapava o que já não existia para trás”. Aconselha mesmo a uma observação no Google Maps, onde “isso é bem visível”.

Por outro lado, o que a autarquia fez, assegura, “foi cumprir a lei e mandar limpar, ordenando a manutenção dos pinheiros que ali ficaram, porque os maiores foram já cortados há 10 anos ou mais”. Ao limpar a faixa determinada por lei, “aconteceu um impacto mas é mais visual do que ecológico”, assegura. Aliás, “o ano passado fomos acusados de não estarmos a cumprir a lei e, este ano, decidimos cortar as plantas invasoras, que são bem diferentes de pinheiros”.

Percebendo que os particulares estavam a cortar, “olhamos para estes terrenos como sendo urbanos e propusemos à Assembleia de Freguesia a realização de um estudo de loteamento para, no futuro, criar um loteamento”. Sérgio Vicente pensa que “foi isto que assustou as pessoas”.

Apesar de haver um loteamento aprovado, Sérgio Vicente garante que não estão previstas construções, e que do outro lado da estrada, junto a uma unidade hoteleira, essa sim em construção, outro terreno será alvo de limpeza e reflorestação.

O presidente cortegacense salienta que o território da freguesia de Cortegaça tem 518 hectares (ha) de floresta e destes, cerca de 367 ha estão afectos ao regime florestal, o equivalente a 700 campos futebol.

Deixe um comentário

https://casino-portugal-pt.com/
Botão Voltar ao Topo