Covid-19

Ovar vai acolher conferência nacional para debater erosão costeira

A Comunidade Intermunicipal da Região de Aveiro (CIRA) vai organizar, em Ovar, uma conferência nacional sobre o tema da erosão costeira.

O encontro, previsto para Maio próximo, pretende lançar uma "estratégia" para travar o avanço do mar nas zonas costeiras e debater a utilização de fundos comunitários "para cumprir esse objetivo".

A CIRA fez na sua última reunião uma avaliação das "consequências das intempéries nos municípios da Região de Aveiro, no que respeita à erosão costeira, em particular nos municípios de Ílhavo e Ovar", dando conta de "elevados prejuízos materiais em infraestruturas públicas e privadas" que exigem "uma atuação profunda e imediata para proteção e valorização" das zonas atingidas, "nomeadamente as áreas dunares, os areais das praias e as áreas urbanas adjacentes".

Para a CIRA, "as circunstâncias exigem que os compromissos de intervenção assumidos pelo Governo, sejam executados no terreno com a máxima urgência"

O Governo é chamado a incluir uma área específica de investimento para o combate à erosão costeira nos fundos comunitários.

A CIRA pede ainda a aprovação "com caráter de urgência" da revisão do Plano de Ordenamento da Orla Costeira (POOC) Ovar / Marinha Grande "que já se arrasta há tempo demais e sem qualquer justificação objetiva".

Os municípios exigem "as condições de base legal para as intervenções físicas de proteção costeira que há muito são necessárias, estando muitas delas com definição de base já estabilizada".

 

Deixe um comentário

https://casino-portugal-pt.com/
Botão Voltar ao Topo