Cultura

Paulo Guerra dos Santos ensina a criar roteiros turísticos

Paulo Guerra dos Santos nasceu em 1973 numa pacata aldeia da Beira Alta. Com apenas um ano de idade foi viver para Lisboa, tendo feito lá toda a sua formação de base. Actualmente a residir em Ovar, foi na capital que exerceu os dois cursos dos quais tem sido formador durante os últimos 25 anos: Novas Tecnologias da Produção e Engenharia Civil.

Para a sua tese de mestrado em Vias de Comunicação e Trans­por­tes (o ramo da engenharia civil em que se especializou) escolheu um tema original: a bicicleta. É ela que está na génese do curso que Paulo Guerra está a orientar na Casa da Bicicleta, em Aveiro: “Identificação e Criação de Roteiros Turísticos para Actividades de Ar Livre e de Natureza”, que se iniciou no passado dia 17 e vai até 7 de Maio.

“Os roteiros turísticos com actividades guiadas por GPS são na actualidade uma das maiores fontes de atracção de visitantes para as regiões em geral, bem como um forte contributo para o aumento do número de dormidas em micro, pequenos e médios empreendimentos turísticos”, explica Paulo Guerra dos Santos, no folheto informativo sobre o curso.

Os “road books” com mapas, fotos, informação técnica e turística, complementados com tracks GPS para orientação por satélite, atraem um cada vez maior número de praticantes de actividades de ar livre e de natureza. “Automobilista desde 1994, utilizador de bicicleta desde 2008 e peão desde 1974”, Paulo Guerra dos Santos pensou neste curso enquanto ferramenta destinada aos profissionais e empresários dos sectores da hotelaria e turismo para “os ajudar na promoção dos seus alojamentos e na captação de novos visitantes”.
Numa altura em que o turismo está em “stand by” por conta da pandemia, a proposta passa por criar roteiros para promoção dos negócios de alojamento local ou projecto turístico, para estar mais visível quando tudo reabrir.

É um curso original que o próprio autor não encontrou quando precisou. “Quando em 2010 eu próprio quis tirar um curso livre onde aprendesse os conceitos de identificação de percursos e criação de roteiros turísticos, não encontrei, nem mesmo nas universidades de turismo”.

Uma vez que ao longo destes últimos 10 anos desenvolveu, por conta própria, o ‘road book’ da Rede Nacional de Cicloturismo, “adquiri diversas capacidades nestas matérias e percebi que continua a não haver tal oferta, o que em grande parte explica porque continuam as câmaras municipais e os empreendimentos hoteleiros a ter tantas dificuldades em promover os seus territórios e empreendimentos”.

Conteúdos programáticos
Conforme nos diz, são diversos os aspectos inovadores nos conteúdos programáticos deste curso, mas destaca quatro: a forte componente prática ao longo de todas as sessões, a utilização da georreferenciação por satélite (vulgo GPS) como motor de identificação de roteiros turísticos, a criação de ‘road books’ com os respectivos mapas e a cereja no topo do bolo, a criação de uma página de internet para promoção online do produto turístico a desenvolver.

“É ideal para quem quer desenvolver um roteiro turístico numa qualquer área de actividade turística: das caminhadas ao cicloturismo, dos passeios a cavalo a observação de aves. Serve tanto para profissionais das câmaras municipais como para empresários de hotelaria que querem atrair visitantes para as suas unidades de alojamento, identificando percursos e actividades nas suas regiões”.

Na sua óptica, “é ainda excelente para estudantes de turismo, pois é um curso complementar à sua formação académica e que até pode dar apoio à concretização de um projecto de final de curso”.
O objectivo é que “os participantes fiquem com as ferramentas necessárias à criação de roteiros turísticos em formato electrónico, com rotas identificadas por GPS para actividades tão diversas como a caminhada, o cicloturismo, a descoberta de flora e fauna, percursos gastronómicos e todo o tipo de experiências, capacitando-os ainda para a promoção e venda online dos mesmos”, conclui Pedro Guerra dos Santos.

A Casa da Bicicleta: O que é?

A Casa da Bicicleta de Aveiro é um espaço físico, dedicado à promoção do uso da bicicleta, apoiando os seus utilizadores e constituindo um espaço de partilha de conhecimentos e de incentivo para que mais pessoas adotem a bicicleta como opção principal de mobilidade diária.
É igualmente um ponto de encontro para vários projectos, actividades ou workshops, sempre com o objectivo de valorizar a cidade e construir territórios mais sustentáveis, promovendo a utilização quotidiana da bicicleta e incentivando a sua utilização pela comunidade. A Casa da Bicicleta está disponível para conhecer e acolher projectos no âmbito da sua esfera de acção.

Ler artigo de Luís Ventura in Diário de Aveiro

Deixe um comentário

https://casino-portugal-pt.com/
Botão Voltar ao Topo