Política

PCP celebra 93º aniversário e o Dia Internacional da Mulher

O PCP cumpriu, no passado dia 6 de Março, 93 anos de vida e em Ovar, a data foi comemorada com o tradicional jantar-convívio no Centro de Trabalho, que reuniu dezenas de militantes, amigos e simpatizantes do partido.

O jantar teve lugar no sábado, 8 de Março, coincidindo com o Dia Internacional da Mulher, data que que assinala, na realidade, a heróica luta das operárias têxteis e calçado que desfilaram pelas ruas de Nova Iorque em 1857, reivindicando 10 horas de trabalho em vez de 16 horas diárias e salários iguais aos dos alfaiates, o que lhes valeu uma violenta repressão policial.

Tal como referiu Juliana Silva, membro da Comissão Concelhia de Ovar e a quem coube a intevenção incial, “é à luta destas mulheres que se deve esta efeméride da ainda actual luta pela emancipação da mulher, indissociável da luta pela emancipação do ser humano”.

A segunda intervenção coube a José Neto, dirigente do PCP, que traçou alguns elementos históricos do PCP, bem como do actual quadro político, económico e social. “Um partido que, orgulhoso do seu  passado, está voltado para o presente e orientado para o futuro, e que constituiu força indispensável na dinamização da luta contra a política direita e na construção de uma sociedade nova – a sociedade socialista”, sublinhou.

Artigos Relacionados

Deixe uma resposta

Botão Voltar ao Topo