LocalPrimeira Vista

Gatos “perdidos” no Aeroporto, afinal foram abandonados em Esmoriz

Dos três falta encontrar um, o Guyzmo (na foto)

Foi recentemente noticia que três gatos de estimação foram perdidos no Aeroporto Francisco Sá Carneiro, no Porto, no dia 9 de Agosto, quando iam embarcar para viajar para junto da sua dona, Clara Pereira, que os aguardava ansiosamente em França.

A direcção da Associação Grupo Gatos Urbanos e outros grupos receberam o pedido para ajudar a resgatar os animais e puseram-se em campo.

O alerta era de uma senhora desesperada, que esperava a chegada do avião com os seus três animais: Guyzmo, com 13 anos, Mikette, com 4 anos e Choupinette, com 5 anos.

Ao constatar que o avião não trazia os seus animais, imediatamente Clara Pereira preparou a viagem para Portugal, tendo chegado 4 dias depois e permanecido 5 dias no Aeroporto, segundo a própria, sem qualquer informação ou ajuda e sem qualquer pista sobre o paradeiro dos seus animais.

Fora-lhe dito que os animais, entregues pelo filho, se tinham perdido na zona de ‘handling’, devido a “um incorreto manuseamento da transportadora que se abriu e os animais fugiram”.

A Associação Gatos Urbanos, logo que teve conhecimento do ocorrido, contactou a ANA – Aeroportos de Portugal, a TAP e ainda a Groundforce. Apenas a ANA respondeu, “dizendo-nos que o assunto não era da sua responsabilidade e que não tinha conhecimento do incidente“.

Entretanto, esta associação procurou obter mais informações, em conjunto com Maria da Silva, que desde Paris, teve um papel relevante desde o início, na tentativa de ajudar a dona dos animais.

No sentido de obter mais dados e fundamentar uma denúncia pública e pressionar para as buscas pelos animais, a associação tentou contactar os filhos, “para apurar com rigor o que se tinha passado no aeroporto, pois a tutora dos animais apenas sabia que os gatos tinham desaparecido e o que lhe fora transmitido pelos filhos: negligência na zona de ‘handling’ da Groundforce”.

Sucede que os filhos não respondiam às dezenas de tentativas e contacto. E foi nesta altura que a associação suspendeu a denúncia publica por considerar que algo estranho se passava.

A associação está agora em “condições de informar que os três animais NUNCA entraram no Aeroporto, tendo sido abandonados por um dos filhos da dona Clara, sem o conhecimento desta, junto ao parque de campismo em Esmoriz, no concelho de Ovar”.

Dois animais foram recuperados esta sexta-feira, a gata Mikete e a gata Choupinete. “Ambas muito magras mas já recolhidas e em segurança. As duas na mesma zona”.

Falta localizar o gato idoso Guyzmo, com 13 anos de idade, o animal com mais dificuldades em sobreviver na rua.

A Associação apela a todas as pessoas residentes ou que frequentem o local que ajudem a encontrar este animal que terá sido abandonado no mesmo sítio, ou seja, o parque de campismo em Esmoriz.

O objectivo é juntar os 3 animais, companheiros de vários anos e, após visita ao veterinário, fazê-los seguir, em segurança e devidamente acompanhados, para junto da sua dona, em França.

Posteriormente, seguirá um pedido de desculpa à ANA – Aeroportos de Portugal, à TAP e à GroundForce e uma queixa pelo crime de abandono de animais, que os terá colocando em risco de vida.

A Associação Grupo Gatos Urbanos solicita a todos que tiverem qualquer informação sobre o Guyzmo, o último animal que falta encontrar, que contactem para [email protected].

Deixe um comentário

https://casino-portugal-pt.com/
Botão Voltar ao Topo