DesportoPrimeira Vista

Pinto da Costa no funeral de Sanfins, herói da Taça Arsenal

 

Pinto da Costa, presidente do FC Porto, participou, esta manhã, em Ovar, no funeral de Sanfins, ex-futebolista e o único sobrevivente da equipa portista que bateu o Arsenal, em Maio de 1948.

Manuel Pinto dos Santos (Sanfins) faleceu na manhã deste sábado, aos 92 anos, em Ovar, onde residia. Foi o último sobrevivente da equipa portista que venceu a Taça Arsenal, a 6 de Maio de 1948. Sanfins rendeu Catolino durante a vitória sobre o Arsenal de Londres, por 3-2, no Estádio do Lima, com golos de Araújo e de outro vareiro, Correia Dias (dois), num momento em que o conjunto londrino era campeão de Inglaterra e considerado a mais poderosa equipa do mundo. O FC Porto já tinha apresentado sentidas condolências à família.

A proeza portista de 1948 resultou na criação de um troféu denominado Taça Arsenal, com 250 quilos, 130 dos quais de prata maciça. Exposta no Museu FC Porto by BMG – que Sanfins visitou em Junho, na companhia do presidente Jorge Nuno Pinto da Costa -, a Taça Arsenal é uma obra-prima de Marinho Brito e Albano França e foi concebida na Ourivesaria Aliança, no Porto.

Contemporâneo de outras estrelas, como Barrigana e Pinga, o avançado (cujo verdadeiro nome era Manuel Pinto dos Santos) estreou-se com a camisola do FC Porto na época de 1946/47, com um triunfo sobre o Benfica (3-2). Na temporada seguinte (1947/48), apontou dois golos no primeiro jogo que realizou na Taça de Portugal, contribuindo assim para uma vitória “gorda” sobre o União de Coimbra (9-0). Os números disponíveis atribuem-lhe 106 jogos e 43 golos, ao longo de cinco temporadas, tendo conquistado um Campeonato do Porto (1946/47) e uma Taça da Associação de Futebol do Porto (1947/48).

O funeral realizou-se esta terça-feira, 14 de Outubro, às 11h00, na Igreja da Misericórdia de Ovar.

Deixe um comentário

https://casino-portugal-pt.com/
Botão Voltar ao Topo