CulturaPrimeira Vista

Projecto de conservação do escaravelho vaca-loura precisa da sua ajuda para dar próximo passo

[themoneytizer id=”16574-1″]

 

Abadejo, cabra-loura, cornélia, escaravelho-veado, corna-loura ou escorna-bois. Os nomes variam conforme as regiões e designam sempre o mesmo insecto: Lucanus cervus, ou vaca-loura. O Projeto VACALOURA.pt, parceria com a participação da Universidade da Aveiro, lançou uma campanha de crowdfunding para poder avançar rumo à conservação desta espécie protegida por leis comunitárias e um símbolo das florestas nativas nacionais.

Após dois anos de trabalho voluntário em prol da conservação desta espécie e dos seus habitats, o Projeto VACALOURA.pt precisa da sua ajuda para dar o próximo passo na conservação do maior escaravelho da nossa fauna.

VACALOURA.pt é um projecto 100% voluntário que pretende envolver os cidadãos na conservação da vaca-loura (Lucanus cervus) e das restantes espécies de escaravelhos da família Lucanidae (Lucanus barbarossa, Dorcus parallelipipedus e Platycerus spinifer) em Portugal, através da compilação de dados sobre a distribuição e estado das populações e também de educação ambiental. Nasceu de uma parceria entre a Associação Bioliving, a Unidade de Vida Selvagem do Departamento de Biologia da Universidade de Aveiro, a Sociedade Portuguesa de Entomologia (SPEN) e o Instituto da Conservação da Natureza e das Florestas (ICNF), fruto de um interesse partilhado e da combinação de diferentes valências e áreas de actuação de cada entidade para a conservação destas espécies.

A vaca-loura é uma espécie emblemática com um elevado valor iconográfico que, devido à sua morfologia e dimensão singulares, se torna facilmente identificável. É uma espécie que reside no imaginário português, facto refletido na diversidade de nomes pelo qual é conhecida no nosso país e por estar associada a numerosas tradições populares. A espécie está associada a habitats florestais, principalmente florestas com presença de árvores de porte elevado de folha caduca. É uma espécie protegida a nível europeu e está classificada como “Quase ameaçada” (NT) pela União Internacional para a Conservação da Natureza. A conjugação do seu valor cultural com a sua protecção, aliada à sua dependência de florestas nativas, em Portugal, permite que esta espécie seja considerada um símbolo da protecção das florestas nacionais e dos organismos que, como ela, decompõem madeira morta durante a sua vida, e que são essenciais para promover a sustentabilidade das nossas florestas.

Melhor conhecimento da espécie com ajuda dos cidadãos

Em apenas dois anos, este projecto conseguiu compilar, com a ajuda de centenas de cidadãos, informação que permitiu duplicar a área de distribuição conhecida da espécie em território nacional. Todos estes dados têm levantado diversas questões que são impossíveis de responder sem uma ajuda extra, mais ainda, o projeto começa a ser impossível de gerir sem algum apoio financeiro.

O projeto lançou agora uma campanha de crowdfunding intitulada “VACALOURA.pt – Dar o próximo passo” em que pretende angariar 7.500€ que serão utilizados para melhorar as plataformas existentes e reforçar a componente educativa do projecto, para confirmar locais onde a vaca-loura possa ocorrer no nosso país, efetuar estudos genéticos das populações nacionais e ainda avaliar o que acontecerá a esta espécie no futuro, atendendo às previstas alterações globais a nível de clima e uso do solo. Estes objectivos permitirão em conjunto, perceber o estado de conservação da espécie no nosso país e com isso identificar as melhores estratégias para a conservar a longo prazo.

Poderá apoiar com qualquer valor monetário e, além de ser plantada uma árvore autóctone em áreas onde a espécie reside por cada contributo à campanha, poderá ainda ganhar recompensas ligadas ao projecto.

O seu apoio é vital para que este projecto consiga alcançar estes objectivos, esperando que abra portas que atraiam fontes de financiamento mais sustentáveis a longo prazo que permitam continuar os esforços conjuntos para a conservação desta espécie tão importante para o nosso país.

Links úteis:
– Campanha de crowdfunding (www.ppl.com.pt/prj/vacalourapt)
– Vídeo da campanha (https://youtu.be/XI7eng5NXTk)
– Site do projecto (www.vacaloura.pt)
– Facebook do projeto (www.facebook.com/vacalourapt/)

Deixe um comentário

https://casino-portugal-pt.com/
Botão Voltar ao Topo