ComunicadosPolítica

PSD insiste nas obras de beneficiação da EN109

A deputada do PSD Carla Madureira lamenta o “atraso sucessivo” das obras de beneficiação da Estrada Nacional 109 (EN109) no troço que atravessa os concelhos de Espinho e Ovar, exigindo do governo resposta sobre a data previsível para o arranque.

Numa pergunta dirigida ao ministro das Infraestruturas e Habitação, a parlamentar social democrata alerta para a importância desta via no contexto regional.

“Apesar da sua importância no contexto regional e dos riscos para a segurança de automobilistas e peões que representa, temos assistido ao adiamento sucessivo das obras de manutenção e de beneficiação [da EN109] que há muito se impõem” – pode ler-se no texto que suporta a pergunta dirigida por Carla Madureira ao ministro da tutela.

Para a deputada aveirense, “a prometida aurora do investimento público tarda em concretizar-se, também neste caso concreto e na linha da avaliação que o Tribunal de Contas muito recentemente fez à operacionalidade das infraestruturas e transportes do País”, questionando o governante sobre se a EN109, no troço que atravessa os municípios de Ovar e Espinho, avança
em 2020 como chegou a estar previsto e, em caso afirmativo, quais as previsões para o referido investimento e respetivo prazo de execução.

Na pergunta agora remetida, Carla Madureira recorda que se trata de um troço de aproximadamente 25 quilómetros, que “constitui um eixo fundamental para o desenvolvimento desta região do norte do distrito de Aveiro e é a única alternativa à Autoestrada A29 de que os automobilistas dispõem”, até porque cruza o centro de várias freguesias, sendo “fundamental para a mobilidade das pessoas, assim como para o desenvolvimento económico e turístico destes dois concelhos”.

O troço da EN109 entre Válega e Espinho regista um volume de tráfego significativo e apresenta-se com piso degradado, ausência de passeios e passagens para peões em boa parte do seu percurso e cruzamentos que exigem novas soluções para garantir a fluidez do trânsito.

Deixe um comentário

https://casino-portugal-pt.com/
Botão Voltar ao Topo