Opinião

Partiu o Mestre Ti Abílio, da Torreira – Por Etelvina Almeida

Partiu mais um “ícone” da nossa região lagunar, com pouco mais de 80 anos de idade. Foi homem que trabalhou na “apanha do moliço”, um murtoseiro que emigrou e regressou à sua terra natal, continuando a participar nas tradicionais regatas de Barcos Moliceiros, e bateiras, até à pouco tempo.

Era tenaz e corajoso, conhecido pela sua vivacidade, irreverência e boa disposição.
Costumava acompanhar a pintura e amanhação do seu barco. Conversava muito com o Ti Abílio, à beira-ria: com ele aprendia e sentia-me bem. Era um bom amigo de abraço firme e de sorriso sincero.

Esta fotografia foi tirada no dia 7-09-2019, durante a Romaria do S. Paio da Torreira, no Concurso de Painéis de Barcos Moliceiros, onde o Mestre Ti Abílio manobrava o seu barco, “Dos Netos”, à vara, para mostrar os quatro painéis ao júri, que se encontrava em terra.

Foi, de entre outros, um homem que trabalhou na apanha do moliço, e que apesar de ter emigrado, se manteve fiel à tradição, à ria e ao barco moliceiro, tendo influenciado os mais jovens: mantendo o barco a navegar à vela e em competição. Foi, entre outros, e continuará a ser, um exemplo para os mais jovens, e para todos nós povo ribeirinho da Ria de Aveiro.

Envio os meus sinceros pêsames a toda a família, amigos e homens moliceiros que com ele partilharam a ria, as regatas, e a vida. Descanse em paz amigo, Ti Abílio. Recordá-lo-emos sempre com um sorriso no rosto e a saudade no coração.

Etelvina Almeida

Deixe um comentário

https://casino-portugal-pt.com/
Botão Voltar ao Topo