Primeira VistaSaúde

A Saúde do futuro é “made in Portugal, made by Altice Labs”

Numa festa repleta de inovação, tecnologia e muito futuro, a sede Altice Labs, em Aveiro, encheu-se, esta terça-feira, para celebrar o 6.º aniversário daquele que é o Centro de Inovação, Investigação e Desenvolvimento do Grupo Altice. Porque se há algo a que a Altice Labs já nos habituou é que o futuro começa hoje.

Na abertura do evento, Ana Figueiredo, Presidente Executiva da Altice Portugal, frisou o orgulho do papel e do contributo da Altice Labs: “Enche-nos de orgulho sermos o maior polo de Investigação e Desenvolvimento do País e a sede da inovação tecnológica em Portugal. Em sermos a Bandeira da engenharia portuguesa e uma referência no mercado mundial. Em sermos reconhecidos continuamente no mercado nacional e internacional e uma empresa portuguesa a trabalhar para o mundo.”

 
Um novo mundo de soluções
• O Medigraf viu a sua importância reforçada com o cenário de isolamento forçado pela pandemia COVID-19. Sendo o seu foco a ligação segura entre médicos, onde se destaca a funcionalidade de análise colaborativa de meios complementares de diagnóstico, o Medigraf é um complemento fundamental dos serviços digitais de saúde.
O Centro Hospitalar do Baixo Vouga (CHBV) foi um dos parceiros da Altice Labs presente no aniversário. Juntos demonstraram as potencialidades do “Medigraf Augmented Telemedicine”. Associando as potencialidades da realidade mista às vantagens da telemedicina, foi demonstrada a perspetiva de um médico especialista ao utilizar o Medigraf durante uma teleconsulta para realização de ecografia. A formação de profissionais de saúde, in loco ou à distância, é um dos objetivos deste tipo de cenários que, sendo suportado numa rede privada 5G desenvolvida pela Altice Labs, assegura todas as condições de baixa latência, segurança e elevado débito que cenários deste tipo exigem.

• Procurando contribuir para diminuir o impacto negativo das doenças crónicas e promover comportamentos preventivos e fomentar estilos de vida mais saudáveis, a Altice Labs desenvolveu o SmartAL, uma plataforma de assisted living que permite a recolha de dados através de dispositivos médicos sem fios, da sensorização de espaços, ou mesmo nas pessoas, através de wearables. Nesta demonstração, o CINEMAT, laboratório da Universidade Nova de Lisboa com projeto de sensores de grafeno, e a TMG, com os seus tecidos inteligentes, associam-se à Altice Labs. Em ambos os casos, recorrendo a interfaces rádio desenvolvidas pela Altice Labs, é possível enviar a informação recolhida pelos diferentes sensores para a plataforma SmartAL, adicionando novas perspetivas de informação ao perfil dos monitorizados. Espera-se, assim, construir um ecossistema de saúde digital onde a telemonitorização aliviará a pressão sobre os hospitais e a prevenção fomentará o bem-estar dos cidadãos, fazendo-os viver com mais e melhor saúde e promovendo um acesso mais justo aos cuidados de saúde de toda a população. De forma a usufruir de todas as potencialidades desta solução de telemonitorização, foi ainda apresentado um robot que atua como um companion que pode apoiar, por exemplo, na toma de medicação e disponibilização de pequenos objetos.
Mas estas evoluções não seriam possíveis sem o ecossistema de parceiros da Altice Labs que, trabalhando em constante sinergia, através das suas ofertas complementares, têm vindo a enriquecer a base de dados do SmartAL. É o caso da Mediceus, que desenvolveu um sistema pioneiro de dados de saúde que protege a privacidade do titular, permitindo um acesso seguro, em cloud e a partilha dos dados com terceiros.

• Também o 5G, amplamente investigado e testado pela Altice Labs em projetos de inovação exploratória, nacionais e internacionais, desde 2014, tem vindo a deixar claro o seu contributo na área da saúde e bem-estar.
Para mais uma vez demonstrar este cenário, a Fundação Champalimaud e a Altice Labs promoveram uma cirurgia supervisionada remotamente entre dois cirurgiões, um presente em Aveiro e o outro no bloco operatório da Fundação, em Lisboa. Equipado com óculos de realidade mista conectados a uma ligação de rede Privativa 5G desenvolvida pela Altice Labs, o cirurgião local transmitiu em direto todo o procedimento, com o segundo cirurgião a apoiar e supervisionar a cirurgia remotamente em tempo real.

• A inteligência artificial aplicada no apoio ao diagnóstico também foi objeto de demonstração em Aveiro. No caso concreto das doenças oculares, a Altice Labs associou-se ao Centro Cirúrgico de Coimbra na aplicação de uma das mais recentes técnicas de inteligência artificial (IA)/ machine learning (ML) ao diagnóstico de patologias oculares, numa primeira fase com foco no glaucoma ocular. Os especialistas do Centro Cirúrgico, utilizando equipamentos de última geração, obtêm dados completos de diagnóstico ocular dos pacientes e a Altice Labs desenvolve os algoritmos e mecanismos de diagnóstico automático partindo de imagens oculares e exames complementares associados. Esta parceria possibilita a sua rápida utilização para o diagnóstico precoce, encaminhamento, estratificação de risco, prognóstico e análise da evolução da patologia.

Altice International Innovation Award à escala global
Esta data serviu também para a apresentação da 6ª edição do Altice International Innovation Award (AIIA). O sucesso das edições anteriores, abre agora as portas do Mundo ao maior prémio monetário atualmente atribuído em Portugal, na área da inovação tecnológica.

Deixe um comentário

https://casino-portugal-pt.com/
Botão Voltar ao Topo