CulturaPrimeira Vista

São Paio da Torreira nomeado para as 7 Maravilhas da Cultura Popular

O São Paio da Torreira, as Festas em honra de São Gonçalinho de Aveiro e o chapéu de feltro, de São João da Madeira, são finalistas regionais e estão nomeados para as 7 Maravilhas da Cultura Popular. Não há nenhuma candidatura com origem no concelho de Ovar entre as 471 candidaturas nomeadas ao Concurso das 7 Maravilhas de 2020, dedicado à Cultura Popular.

Os resultados da avaliação pelo Painel de Especialistas, a 3.ª Fase do concurso, serão conhecidos a 7 de Junho, com atraso de um mês, em virtude dos constrangimentos causados pela Covid-19.

Nessa fase, o Painel de Especialistas composto por 7 elementos de cada um dos 18 distritos e 2 regiões autónomas, elege 7 patrimónios de cada região, num total de 140 finalistas regionais, que participarão nas respectivas eliminatórias regionais.

A 7 de Junho serão igualmente divulgadas as próximas etapas do concurso, que estão neste momento condicionadas à evolução da pandemia causada por Covid-19.

“Acreditamos que Portugal e o Mundo vão ultrapassar esta crise e que no Verão será altura de fazer o país ressurgir, de puxar para cima as nossas características únicas, as nossas inesgotáveis maravilhas, a nossa cultura popular baseada em vivências e saberes únicos, que têm feito de Portugal a nação que todos adoramos e que também os turistas estrangeiros se habituaram a desfrutar. A eleição das 7 Maravilhas da Cultura Popular® é por isso de uma grande oportunidade, e como profundos conhecedores e promotores de todos os patrimónios que constroem a nossa Identidade Nacional, fazemos votos para que existam condições para voltarmos ao contacto com o grande público, na defesa daquilo que é nosso, que nos diverte e que representa a nossa herança enquanto povo”, explica Luís Segadães, presidente das 7 Maravilhas.

A eleição das 7 Maravilhas permitem a criação de roteiros turísticos que exploram o melhor que um país tem para oferecer, tanto para os turistas nacionais como para os internacionais. A primeira eleição decorreu em 2007 e catapultou o Património Histórico nacional para a ribalta global.

A distinção de ser uma das 7 Maravilhas é hoje um poderoso ícone de marketing e comunicação dentro e fora de Portugal que poderia ter sido aproveitado pelo município ovarense para contrariar um eventual estigma deixado pela crise sanitária relacionada pela Covid-19.

Eis os nomeados do Distrito de Aveiro:
Aveiro – CEIA DAS ALMAS – Rituais e Costumes
Aveiro – FESTAS EM HONRA DE SÃO GONÇALINHO – Festas e Feiras
Castelo de Paiva – ALAMBIQUE EM COBRE – Artefactos
Castelo de Paiva – ENTERRO DO ENTRUDO DE PEDORIDO – Rituais e Costumes
Castelo de Paiva – FEIRA DO VINHO VERDE, LAVRADOR, GASTRONOMIA E ARTESANATO – Festas e Feiras
Castelo de Paiva – GASÓMETRO – Artefactos
Castelo de Paiva – LENDA DA ILHA DOS AMORES – Lendas e Mitos
Castelo de Paiva – ORQUESTRA SINFÓNICA DA ACADEMIA DE MÚSICA DE CASTELO DE PAIVA – Músicas e Danças
Castelo de Paiva – ROMARIA DE SANTA EUFÉMIA – Procissões e Romarias
Murtosa – ROMARIA DE SÃO PAIO DA TORREIRA – Procissões e Romarias
São João da Madeira – CHAPÉU DE FELTRO – Artefactos

Deixe um comentário

https://casino-portugal-pt.com/
Botão Voltar ao Topo