CulturaPrimeira Vista

Viagem Medieval desvenda livro da coleção “Uma Aventura”

“Uma Aventura na Torre do Tesouro” é o título do novo livro de Ana Maria Magalhães e Isabel Alçada, inspirado no património material e imaterial de Santa Maria da Feira. O enredo ainda está a ser esboçado pelas autoras da coleção de literatura infantojuvenil portuguesa “Uma Aventura”, mas há “palcos” icónicos do território que serão incontornáveis, como o Castelo da Feira e a Viagem Medieval em Terra de Santa Maria. O livro será lançado em março do próximo ano.

 Em mais um regresso a Santa Maria da Feira, desta feita para uma visita à Viagem Medieval, as escritoras reiteraram, dia 10 de agosto, que há muitos outros locais a explorar no território, porque o património feirense “é extremamente rico e desperta o interesse das pessoas”. Ambas admitem que “o mais difícil será fazer escolhas” entre tantas possibilidades.

“O castelo em si mesmo é único”, evidencia Isabel Alçada. “Não conheço outro igual em nenhuma parte do mundo”, corrobora Ana Maria Magalhães, adiantando que a dupla de escritoras vai começar a trabalhar no enredo já na segunda quinzena de agosto, para que todos os conteúdos estejam fechados a 21 de dezembro.

“Fomos muito seduzidas pela atmosfera, pelo ambiente maravilhoso que se vive aqui, pela força dos monumentos”, admite Ana Maria Magalhães, recordando a visita da manhã ao Castro de Romariz, povoado castrejo que define como “o início da humanidade”. A escritora revelou ainda que há um guerreiro medieval feito em pedra, com quem já estabeleceu “relações de amizade”, que vai entrar nesta aventura. Uma peça que remonta à pré-história e que está exposta no Museu Convento dos Loios. Mas há muito mais para desvendar.

Ilustrador vareiro

O ilustrador é Arlindo Fagundes, nascido em Ovar, em 1945, numa altura em que os pais já moravam em Lisboa. Arlindo Fagundes veio ao mundo em São Donato, de onde era natural a mãe. Para sempre ficaram as raízes vareiras e as memórias das temporadas passadas na região. “Ovar sempre foi o meu terreno preferido para brincadeiras e tropelias”, disse recentemente, numa entrevista. A coleção “Uma Aventura” é, inegavelmente, o trabalho pelo qual é mais reconhecido, não escondendo que tal o “chateia um bocadinho, tenho de admitir”. “Isto porque, na minha opinião, [as ilustrações de ‘Uma Aventura’] não são a melhor coisa que já fiz”, entende.

 

 

Deixe um comentário

https://casino-portugal-pt.com/
Botão Voltar ao Topo