CulturaPrimeira Vista

Em Cortegaça, a tradição ainda é o que era

Procissão com Benção ao Mar é ponto alto dos festejos

[themoneytizer id=”16574-1″]

 

A procissão com Bênção ao Mar, que todos os anos atrai milhares de visitantes, voltará a desfilar na praia de Cortegaça no próximo domingo, dia 2, às 16 horas, após a missa celebrada na Capela de Nossa Senhora da Nazaré. Trata-se do ponto alto das festas em honra de Nossa Senhora da Nazaré, que decorrerão entre 31 de Agosto a 03 de Setembro, em Cortegaça.

A programação contempla, na próxima sexta-feira, a actuação do grupo Kremlin, a partir das 22 horas. No sábado, dia um de setembro, é a vez dos GM, banda de tributo dos Xutos & Pontapés, subirem ao palco, á mesma hora, seguidos da uma sessão de fogo de artifício.

Chegamos a domingo, dia grande das Festas em honra de Nossa Senhora da Nazaré. A banda da Sociedade Musical Boa União entra na praça Comendador Álvaro Rola, às 8h30 horas, onde estará também a chegar a Fanfarra dos Bombeiros Voluntários de Esmoriz. daqui, seguirão, em marcha, até ao lugar de Souto.

A procissão tem saída agendada para as 9 horas, do lugar de Souto, em direcção à capela de Nossa Senhora de Nazaré, na praia de Cortegaça.   Às 11 horas, dá-se a chegada à praia, com missa no altar exterior da capela de forma visível para todo o recinto da avenida. Às 16 horas, dá-se início à procissão, com bênção do mar.

O dia estende-se pela noite fora com muita música no palco dos festejos. Às 21h30, actua o grupo Impecáveis Band, às 22h15 é Lean Cruz que sobe ao palco, abrindo caminho para a atracção da noite que dá pelo nome de Rebecca e deverá iniciar a sua performance às 23 horas.

À meia noite, começa o fogo de artifício e meia hora depois entra em cena o DJ Leandro Ferreira e os seus convidados.

O último dia das festas tem um destaque musical. Trata-se da Rosinha que vai animar a festa a partir das 22 horas do dia 3, segunda-feira. Será a última presença musical, fechando os festejos com nova sessão de fogo de artifício.

Apesar das dificuldades em angariar fundos para colocar de pé uma programação, a Comissão de Festas de Cortegaça consegue erguer uma das mais afamadas romarias do país, dedicadas a homenagear os pescadores e a faina do mar. Para que isso seja possível, agradece ao comércio local e população em geral, o apoio concedido para a realização dos festejos.

O Município de Ovar vê nas Festas do Mar que se realizam ao longo da costa vareira, o “ponto alto” de convívio e de prolongamento do período estival ao mesmo tempo que “cultiva e promove uma identidade muito próprias”.

Deixe um comentário

https://casino-portugal-pt.com/
Botão Voltar ao Topo