Cultura

“Imaginarius” vai juntar 171 artistas, primeiro na rua e depois online

O tema desta edição é "O Mito e a Marca"

Já é conhecido o programa da 20.ª edição do Imaginarius – Festival Internacional de Teatro de Rua de Santa Maria da Feira, referente ao mês de maio. Neste primeiro momento, de 27 a 30 de maio, o Imaginarius assume o formato maioritariamente digital, ainda que com espectáculos em jardins e nalguns equipamentos culturais, e depois então, de 09 a 12 de setembro, nas ruas da cidade.

O evento contará com a participação de 171 artistas, oriundos de cinco países diferentes, em 14 projetos, nove estreias absolutas e cinco estreias nacionais, que com a sua linguagem artística e criatividade conduzirão o público por mundos mitológicos ou reais, consolidando o tema desta edição: o Mito e a Marca.

Segundo Gil Ferreira, vereador da cultura autarquia e diretor-executivo do Imaginarius, este ano, o festival recupera a temática prevista para a edição de 2020 – o “Mito” – agregando-a à nova temática da “Marca”, como forma de encerrar a trilogia iniciada em 2019, dedicada ao tema da Memória.

De 27 a 30 de maio, vão passar pelo palco virtual, mas também por alguns equipamentos de Santa Maria da Feira (distrito de Aveiro), como a Quinta do Castelo, o Cineteatro António Lamoso e o auditório da Biblioteca Municipal, 171 artistas oriundos de cinco países (Brasil, Espanha, França, México e Portugal).

Nos quatro dias de programação, 14 companhias/artistas vão apresentar 14 diferentes projectos (11 no palco digital e três presencialmente), sendo que destes, “nove são estreias absolutas e cinco são estreias nacionais”, revelou o vice-presidente da autarquia.

Quanto à programação no espaço público, destaca-se a estreia da criação “Subtil Preludio à Humanidade” da SALTO – Internacional Circus School, que decorre a 27 e 28 de maio, pelas 21:00, e a 29 e 30 de maio, pelas 11:00, no Cineteatro António Lamoso.

Na Quinta do Castelo, vão estar patentes, durante os quatro dias, duas criações: “Despojos da Torre de Babel” de Alexandra Couto e Paulo Pimenta e “O Cubo” de Elisabete Sousa e Diogo Martins.

No auditório da Biblioteca Municipal, estreia dia 27 de maio, pelas 21:00, a curta-metragem “Very Very Funny”, de Rui Paixão, André Costa Santos e Mariana Machado, que poderá depois ser vista em formato ‘online’.

Também no Quartel dos Bombeiros Voluntários da Feira, em homenagem aos 100 anos da corporação, ficará patente um mural pictórico no âmbito do projeto “Auxilio no Perigo” de Godmess.

De livre acesso e totalmente gratuitas, as apresentações em formato digital vão poder ser acompanhadas através do “mapa interativo”, que fica disponível hoje no ‘site’ do Imaginarius e que é adaptado a vários formatos digitais.

O mapa interativo percorrerá “vários locais emblemáticos, alargando-se pelos 213 quilómetros quadrados do concelho”, tais como a Casa dos Choupos, a Praça Gaspar Moreira, o Mercado Municipal, as Termas de São Jorge, Castro Romariz e o Parque da Ribeira do Imá.

Deixe um comentário

https://casino-portugal-pt.com/
Botão Voltar ao Topo