LocalPrimeira Vista

Tronco da “Árvore da Biblioteca” rachou e pode estar em perigo

Está ferida a “Árvore da Biblioteca” depois de parte do tronco se ter partido esta terça-feira. O alerta partiu dos Amigos do Cáster que suspeitam que, na origem do sucedido, possa estar, “muito provavelmente, o excesso de peso dos ramos e folhagem que suportava”.
Os Amigos do Cáster informam que já solicitaram ao Instituto da Conservação da Natureza e das Florestas e à Câmara Municipal de Ovar que “articulem a adopção das medidas que possam garantir a salvaguarda deste exemplar de Feijoeiro-da-Índia (Erythrina crista-galli L.), que, desde Março deste ano, está classificado como árvore de interesse público”.
Em 2001, na sequência de um enorme temporal, a árvore tombou mas recuperou.
Recorde-se que foi a Associação Juvenil Amigos do Cáster a requerer a classificação de interesse público de um “exemplar possui atributos enquadráveis no critério raridade por existirem poucos exemplares desta espécie no território do continente e pelo valor de coleção botânica. Destaca-se também a exuberante floração, a morfologia e fisionomia invulgares e a sua forma caprichosa, formando um elemento de grande exotismo e de rara beleza”.

Deixe um comentário

https://casino-portugal-pt.com/
Botão Voltar ao Topo