Carnaval

Centro de Artes e Criatividade de Torres Vedras mostra 30 Carnavais do mundo

Foi com alguma perplexidade que os vareiros recolheram, da sua caixa do correio, o convite para a inauguração do Centro de Artes e Criatividade de Torres Vedras, que aconteceu no domingo, dia 25 de abril.

O folheto foi interpretado como “uma provocação” por uns por se tratar de um Carnaval rival, enquanto que outros consideraram normal já que Torres Vedras integra, juntamente com Ovar, a Rede de Cidades com Carnaval da Região Centro.

Os primeiros, mais críticos, lamentam que outras cidades se estejam a adiantar, reanimando a discussão em torno da falta do Museu do Carnaval (chegou a falar-se no aproveitamento do Cine-Teatro de Ovar) ou de um local onde a tradição do Entrudo vareiro pudesse ser explicado e visitado durante o ano inteiro – e não falamos aqui da Aldeia do Carnaval, local do “Making Of” da festa.

No caso de Torres Vedras, o equipamento cultural dá a conhecer esta expressão cultural, que se manifesta em várias partes do mundo, mas também a história e as características do Carnaval de Torres.

“Carnaval: Ritos, Artes e Criatividade” é a exposição permanente do Centro de Artes e Criatividade, que se centra numa multiplicidade cultural que tem como denominador comum o Carnaval, dando a conhecer mais de 30 carnavais de 7 regiões do mundo. Também a história e as características do Carnaval de Torres Vedras têm lugar na exposição permanente, que apresenta conteúdos históricos e pedagógicos originais.

Já a primeira exposição temporária do equipamento, intitulada Carnaval Desenhado, exemplifica a diversidade e transdisciplinaridade das artes que confluem para a expressão qualitativa carnavalesca. Através do seu processo criativo, a mostra dá a conhecer como 3 escultores e 3 cartunistas de renome mundial desenvolvem o seu trabalho — da ideia e objetivos da mensagem até ao objecto artístico final.

A construção deste equipamento, que resulta da reconversão do antigo Matadouro Municipal, contou com financiamento pelo Programa Operacional Regional do Centro, Portugal2020 e União Europeia por intermédio do Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional.

Fotos: TorresVedrasWeb

Deixe um comentário

https://casino-portugal-pt.com/
Botão Voltar ao Topo