Uxu Kalhus e Banda Filarmónica Ovarense fundem-se na “Filarmónica Extravagante”
O Largo do Tribunal assiste, este sábado, às 20h30, ao resultado de um projecto de adaptação do reportório português de identidade para banda filarmónica, num contexto de liberdade de criação e recriação do nosso património musical.
Às músicas de raiz, juntam-se os temas do folk progressivo e camaleónico dos Uxu Kalhus, num espetáculo único concebido para o FESTA, com a pureza acústica e o poder eléctrico.
Ascendino Silva, maestro da banda vareira, desvenda que os elementos da “Banda Velha” estão sempre disponíveis para novos desafios e este não foi excepção.
“Recebemos o convite em Abril/Maio e desde logo todos demonstraram um enorme vontade de trabalhar na ideia”, desvendou Ascendino Silva ao OvarNews.pt.
É claro que abraçar esta ideia significou um acréscimo de trabalho, pois os músicos ovarenses a esta hora já deveriam estar a ensaiar para os arraiais de verão.
Mas o desafio deste encontro imediato foi muito motivador. “A escrita dos Uxu Kalhus foge à nossa rotina”, diz o maestro, garantindo, no entanto, que “a nossa personalidade estará sempre lá e a prova da nossa versatilidade também”.
O que fica no final desta aventura por territórios musicais distintos “é sempre uma mais-valia importante para todos”, conclui.
O resultado deste trabalho “vai ter um impacto muito interessante”, antecipando o maestro que “as pessoas vão gostar”.