CulturaPrimeira Vista

Válega : Junta de Freguesia cede moinho à Casa de Povo

A Junta de Freguesia de Válega celebrou, no passado dia 25 de Abril, um contrato com a Casa do Povo de Válega, em regime de comodato, de cedência dos prédios onde se encontra implantado o moinho da Rua da Sociedade Columbófila.

A Junta de Freguesia de Válega procedeu à entrega, à Casa do Povo de Válega, dos terrenos e do respectivo recheio que deles fazem parte, para que os mesmos sejam utilizados e neles sejam desenvolvidas actividades de cariz folclórico, etnográfico e gastronómico, representativas dos costumes e tradições da freguesia de Válega.

Com esta cedência, que tem a validade de 25 anos, cumpre-se, segundo Jaime Almeida, presidente da junta valeguense, “uma vontade antiga e estão reunidas as condições para que o moinho seja reabilitado, surgindo, assim, mais um pólo de atracção turística na vila”.

O processo iniciou-se no mandato autárquico anterior, tendo a Junta de Freguesia de Válega solicitado às colectividades locais que apresentassem projectos para ocupação do moinho. Segundo nota da autarquia, a Casa do Povo de Válega foi a única colectividade que se mostrou interessada, tendo feito chegar uma proposta de preservação do património histórico edificado e de desenvolvimento do potencial turístico.

Deixe um comentário

https://casino-portugal-pt.com/
Botão Voltar ao Topo