EmpresasPrimeira Vista

Viatura da Jacinto vence “Prémio de Inovação”

Uma viatura desenvolvida pela empresa Jacinto, de Esmoriz, arrecadou o “Prémio de Inovação” atribuído na Segurex, a principal feira de segurança e protecção em Portugal, onde foi apresentada em estreia mundial.

Depois das distinções atribuídas em 2011 e 2015, o galardão da edição de 2019 recaiu no ‘Eco Camões’, o carro de combate a incêndios comandado à distância através de painel remoto, eléctrico (300 quilómetros de autonomia) e que permitirá intervenções em cenários de risco elevado para os bombeiros.

Apresentado como o “único veículo de combate a incêndios no mundo totalmente eléctrico e não tripulado” é produzido em Portugal e tem a conquista do mercado externo como principal objetivo.

A Segurex 2019, que teve lugar na FIL, de 8 a 11 de maio, marcou a primeira apresentação pública do projeto.

Baptizado como ‘Eco-Camões’, numa alusão à bravura do poeta português, resulta de um projecto desenvolvido pela empresa Jacinto Marques de Oliveira, em parceria com o Instituto Poitécnico de Leiria e com o Laboratório de Tecnologia Automóvel. Para tal, a firma portuguesa, com sede em Esmoriz, investiu mais de 1,4 milhões de euros, em parte (45%) comparticipados por verbas do programa de fundos europeus Portugal 2020.

O ‘Eco-Camões’ apresenta grandes vantagens face às convencionais viaturas de combate a incêndios. Desde logo, a possibilidade de ser operado à distância (até 1 quilómetro) e o facto de não emitir gases poluentes nem necessitar de ar para funcionar, o que permite a entrada em locais inacessíveis pela concentração de gases, fumos ou chamas.

Deixe um comentário

https://casino-portugal-pt.com/
Botão Voltar ao Topo