Cultura

“A Árvore: do concreto ao simbólico” em exposição na Biblioteca Municipal

A Biblioteca Municipal de Ovar acolhe, desde a passada sexta-feira, a exposição de desenho e pintura “A Árvore: do concreto ao simbólico”, de António Melo Rosa e João Caetano.

Esta é uma exposição conjunta subordinada ao tema da Árvore e que pretende assinalar, igualmente, o Dia Mundial do Ambiente, que se comemora no próximo dia 5 de junho. A mostra estará aberta ao público até 2 de julho, no horário de funcionamento habitual da Biblioteca.

Tendo como temática a relação instintiva e natural entre a árvore e o Homem, os trabalhos expostos pretendem demonstrar várias manifestações de arte, do concreto à criação artística, indo além do território das palavras, passando pela ilustração e convidando o público a interpretar e descobrir a obra, numa experiência individual e pessoal, através de episódios, frases e memórias.

Com esta exposição, os criadores pretendem passar a mensagem de que as representações da Natureza não são exatas e não se fecham em si, sendo, por outro lado, pretextos para livres experimentações, combinações e interpretações, conseguidas pela dinâmica criada entre os artistas, a obra e o observador.

António Melo Rosa, natural do Porto e licenciado em Artes Plásticas e Escultura, reúne, desde 1978, uma série de exposições coletivas, tendo exposto já no Museu de Ovar e no Museu de Arte Sacra de Ovar. A título individual, já apresentou as suas obras no Centro de Arte de Ovar e na Cooperativa Sem-Margem.

Com o curso de Pintura pela Escola Superior de Belas Artes do Porto, João Caetano recebeu, em 2001, o “Prémio Nacional de Ilustração” com o livro “A Maior Flor do Mundo”, de José Saramago. É a terceira vez que o artista expõe em Ovar, tendo já passado pela Biblioteca Municipal de Ovar, em 2003, com a exposição individual “10 anos de Ilustração”. Mais recentemente, em 2017, expôs o trabalho “Interfaces”, no Centro de Arte de Ovar.

Para todos os públicos, com entrada livre, uma exposição a não perder na Biblioteca Municipal de Ovar.

Deixe um comentário

https://casino-portugal-pt.com/
Botão Voltar ao Topo