Cultura

14.ª edição da revista “Dunas – Temas e Perspetivas” em lançamento

Revista DunasA Câmara Municipal de Ovar vai lançar, esta quinta-feira, dia 27 de novembro, pelas 21h30, no Museu Júlio Dinis – Uma Casa Ovarense, a 14ª edição da Dunas – Temas e Perspetivas, uma revista anual sobre cultura e património da região de Ovar.

A revista Dunas é um projeto editorial que tem como missão promover o estudo, a divulgação e a salvaguarda da cultura e património dos ovarenses, integrando abordagens académicas, trabalhos de investigação multidisciplinares, técnicos e de opinião, através da colaboração de investigadores, académicos e especialistas das diferentes áreas de estudo e de interesse.

A 14ª edição da Revista Dunas vai ser apresentada por António Manuel Torres da Ponte, doutorando em Museologia pela Faculdade de Letras da Universidade do Porto e, enquanto Museólogo, foi coordenador do Museu de Vila do Conde e Director do Paço dos Duques de Bragança.
De referir ainda que na presente edição da Dunas é possível encontrar temas diversificados e distintos como: “Júlio Dinis em Ovar, 150 anos”, de Maria Adelaide Godinho Arala Chaves; “As Pupilas do Senhor Reitor. E Ovar: ainda um desafio exegético” de Carmen Matos Abreu; “Júlio Dinis. Lido Hoje”, de Liberto Cruz; “A complexidade nos agregados domésticos da freguesia de S. Vicente de Pereira, na 2ª Metade do século XIX”, de Helder J. de Pinho Almeida; “Algumas notícias dos primeiros tempos do caminho-de-ferro em Ovar”, de Marco Pereira; “Dr. Albino Borges de Pinho, 1895-1967”, de Alberto Sousa Lamy; “Olhar sobre Ovar nos primeiros passos do turismo no século XX”, de Dulcidio Pereira Vaz Pinto; e ainda “Ovar na segunda metade do século XIX. O alargamento do concelho”, de Joaquim Manuel Monteiro Fidalgo.

Programa
21h30 | Momento Musical com o Quarteto de Cordas de Orfeão de Ovar
21h45 | Apresentação da Revista Dunas XIV
22h40 | Intervenção do Sr. Vice-Presidente da CMO, Domingos Silva

Deixe um comentário

https://casino-portugal-pt.com/
Botão Voltar ao Topo