Opinião

25 anos da SEMA – Uma História Bonita

Sinto uma enorme alegria e um grande orgulho em celebrar os 25 anos de vida da SEMA.

Um quarto de século de vida de uma instituição que tem pautado a sua atividade na defesa intransigente das Empresas e dos Empresários, ajudando-os a criar riqueza e bem estar na nossa região.

A representatividade da SEMA , com mais de 3 mil Empresas Associadas em 5 concelhos do distrito de Aveiro significa por um lado um real sinal da confiança dos Agentes Económicos, mas por outro acresce de responsabilidade a nossa tarefa de estar a seu lado a ajudar a vencer os constantes desafios e dificuldades.

Mas este trabalho bem sucedido da SEMA deve-se à conjugação de vários esforços, desde o contributo e confiança dos Empresários Associados, aos Colaboradores que sabem dedicar-se ao Labor da SEMA, aos sucessivos titulares dos órgãos sociais que sabiamente a têm dirigido, e a outras tantas instituições que em parceria vão desenvolvendo projetos comuns.

Fui Presidente Fundador da Direção da então ACEM em 1996, e em 2009 assumi outra função como Presidente da Mesa da Assembleia Geral que mantenho.

Sinto-me cúmplice desta HISTÓRIA BONITA, e tal como até agora, continuarei a dar o meu melhor para fazer da SEMA um parceiro positivo no tecido económico e social da nossa região.

UMA HISTÓRIA BONITA

Fundada em 30 de Abril de 1996 com a designação de ACEM – Associação Comercial de Estarreja e Murtosa, esta instituição tem vindo, ao longo da sua existência a demonstrar um grande crescimento e desenvolvimento da sua estrutura.

Em 30 de Abril de 1999, esta Associação alarga a área de intervenção ao setor industrial, passando a designar-se ACIEM – Associação Comercial e Industrial de Estarreja e Murtosa.

Em 3 de Setembro de 1999, estendeu a sua ação ao concelho de Albergaria-a-Velha e alterou a designação social para ACIEMA – Associação Comercial e Industrial de Estarreja, Murtosa e Albergaria-a-Velha e abre a sua Delegação neste concelho.

Em 18 de Abril de 2000, apenas 4 anos após a fundação, por despacho do Primeiro-Ministro António Guterres, a ACIEMA foi considerada Instituição de Utilidade Pública (D.R. II Série, nº 92, de 18/04/2000), situação que se mantem.

A 20 de Novembro de 2000 a ACIEMA alarga a sua área de intervenção a Sever do Vouga e abre aqui a sua Delegação em espaço disponibilizado pela Câmara Municipal, em regime de comodato.

Em 16 de Março de 2001 a Assembleia Geral deliberou alterar o nome da associação para SEMA – Associação Empresarial, tendo sido aprovado novo e atual logótipo e representando todos os setores de atividade económica.

Em Outubro de 2005, a SEMA adquiriu o Edifício, na Rua Dr. Alberto Vidal, 63 – Estarreja, onde instala a sua Sede Social.

Em 02 de Outubro de 2018, a SEMA alarga a sua atividade ao concelho de Ovar e abre a sua Delegação naquela cidade, com o apoio da Câmara Municipal de Ovar que nos disponibilizou o local para a sua instalação.

Em Fevereiro de 2019, através do INPI – Instituto Nacional da Propriedade Industrial o nosso logotipo foi considerado MARCA REGISTADA – nº. 47 473.

Em 2021, com um quadro de pessoal de 10 colaboradores (pequena empresa – IAPMEI), a SEMA – Associação Empresarial completa 25 anos de existência e serviços prestados ao tecido empresarial destes 5 concelhos da Região de Aveiro, sempre de modo a corresponder às necessidades e solicitações dos muitos associados que ao longo destes 25 anos nos têm preferido e aos quais temos procurado corresponder de modo positivo. Por isso, o nosso lema “A SEMA SEMPRE AO SEU LADO” é um conceito que nunca queremos abandonar – estamos mesmo ao lado dos nossos associados porque:
São Empresários Muito Ativos.

Pedro Marques
Presidente da AG da SEMA

Deixe um comentário

https://casino-portugal-pt.com/
Botão Voltar ao Topo