Covid-19

Hospital apoia Autoridade Local de Saúde Pública no rastreio de contactos das pessoas infectadas

As equipas multidisciplinares que atuam no território no rastreio dos contactos das pessoas que testaram positivo para a Covid-19 passaram a contar com o apoio de profissionais do Hospital Dr. Francisco Zagalo – Ovar (HFZ-Ovar).

“Este apoio que passámos a prestar à Autoridade Local de Saúde Pública de Ovar na tarefa de rastreio de contactos no âmbito da pandemia, insere-se numa lógica de cooperação que vem ocorrendo de forma cada vez mais profunda ao longo desta fase difícil na nossa vida coletiva”, afirma o presidente do Conselho Diretivo da unidade, Luís Miguel Ferreira, elogiando “a disponibilidade, o esforço e a dedicação por parte dos profissionais envolvidos nesta tarefa que a própria Organização Mundial de Saúde (OMS) considera como essencial para travar a transmissão da pandemia”.

“A vida num hospital nunca é calma porque os desafios são permanentes e a superação dos nossos profissionais é sempre uma realidade, para além de uma necessidade. E este é mais um exemplo”, adianta, referindo ainda que o HFZ-Ovar vai continuar a “trabalhar em estreita cooperação com as estruturas locais neste período difícil”.

De acordo com a Direção-Geral da Saúde, o rastreio de contactos (identificação, avaliação do risco e implementação de medidas) é um dos elementos-chave para a deteção precoce de casos e limitação da propagação da Covid-19.

O rastreio de contactos consiste na identificação de todas as pessoas (contactos) que estiveram expostas a gotículas respiratórias ou secreções de um caso de Covid-19; na avaliação dos contactos no que diz respeito, entre outros, à estratificação de risco de exposição, e na implementação de medidas, incluindo o isolamento profilático e a vigilância (seguimento e a monitorização regular dos contactos relativamente à sua sintomatologia).

Após a identificação de um caso, deve ser assegurada a investigação epidemiológica detalhada pela Autoridade de Saúde, apoiada pela Unidade de Saúde Pública. Com base na avaliação de risco, deve ser aplicado o conjunto de medidas considerado apropriado. Isto deve ser feito o mais precocemente possível, após a identificação do caso.

Também a Organização Mundial da Saúde define o “contact tracing” essencial para travar a transmissão da pandemia.

 

Deixe um comentário

https://casino-portugal-pt.com/
Botão Voltar ao Topo