Life&Tek

“European City Facility” anuncia novas rondas com apoios de 60 mil Euros

Deverão arrancar em Abril as candidaturas para a primeira de três novas rondas da European City Facility (EUCF), a iniciativa europeia que apoia municípios e governos locais no desenvolvimento de projectos de energia sustentável.

Estas rondas, agora anunciadas, vão decorrer entre 2023 e 2027 e, no total, irão apoiar 209 cidades, cada uma com 60 mil euros, financiadas através da CINEA, a Agência de Execução Europeia do Climadas Infraestruturas e do Ambiente.

O calendário das diferentes chamadas ainda não foi divulgado, mas a EUCF prevê que o lançamento das primeiras candidaturas aconteça em Abril e adianta que o anúncio será feito em primeira mão através de um Call Alert, em que as cidades interessadas se devem inscrever.

Para Anke Mollers, coordenadora da European City Facility, a EUCF mostrou ser um importante apoio aos municípios na concretização dos seus objectivos climáticos: “o apoio prestado dá às cidades os recursos financeiros e os conhecimentos especializados de que necessitam para desenvolver conceitos credíveis para os seus investimentos em energia sustentável”. “Ao duplicar o número de cidades apoiadas para mais de 400, o impulso dado às poupanças adicionais de energia e a mais energias renováveis é imenso”, acrescenta.

As 209 cidades aprovadas nas próximas rondas irão juntar-se às 213 das fases anteriores, incluindo 15 portuguesas. Cascais foi a primeira, logo na primeira ronda, seguindo-se Torres Vedras, Sintra, Braga, Vila Nova de Famalicão, Porto, Guarda, Guimarães e Vila Nova de Gaia, na fase seguinte. Na terceira ronda, foram escolhidas as candidaturas de Bragança e municípios da Terra Fria (Nordeste transmontano), Arcos de Valdevez, Oeiras, Ovar, Maia e São João da Madeira. Ainda não foram anunciados os municípios eleitos na quarta ronda, que decorreu entre junho e setembro de 2022.

A gestão das próximas rondas será feira por um consórcio composto por sete parceiros da EUFC – Energy Cities, Adelphi, Climate Alliance, Enviros e Fedarene, ICLEI Europe e a GNE Finance – que trabalharão em conjunto com uma rede de apoio nacional existente em cada um dos 27 Estados-Membros da União Europeia, além da Ucrânia e da Islândia.

Deixe um comentário

https://casino-portugal-pt.com/
Botão Voltar ao Topo