Carnaval

Fábrica da Fantasia do Carnaval de Estarreja segue para projeto

A Câmara de Estarreja adjudicou a elaboração do projeto de execução e assistência técnica da empreitada de ampliação e reabilitação do antigo pavilhão dos curtumes com o objetivo de o transformar no local de apoio à organização dos festejos carnavalescos.

O investimento para a criação da chamada Fábrica da Fantasia/Carnaval será, nesta fase, de 44.824 euros, devendo o projeto estar pronto nu prazo máximo de 120 dias.

A obra prevê a ampliação e reabilitação das instalações adquiridas pela autarquia estarrejense para colocar ao serviço dos grupos de carnaval.

Com uma área de 1.750 metros quadrados, o pavilhão localizado na Rua do Esteiro, a poente da linha férrea, já é usado para a logística que envolve a preparação dos desfiles estarrejenses.

A autarquia local definiu como prioridade uma abordagem integrada e dinâmica da política cultural do município, capaz de mobilizar os diferentes agentes locais e assente numa estratégia de desenvolvimento territorial integrada, em que se pretende aliar a cultura, a criatividade, a educação e a economia. Entende o Carnaval de Estarreja como manifestação de várias expressões culturais, sendo a diversidade o seu maior ativo.

O Carnaval de Estarreja constitui-se como um evento âncora da estratégia da política cultural municipal, e é um forte fator de atratividade turística ao território, alavancando a dinâmica da economia local. Tal implica um investimento do Município de Estarreja que garanta meios financeiros, logísticos e humanos para uma eficaz e eficiente organização desta manifestação cultural, com grande relevância na dinâmica do território, seja esta económica, social ou cultural, e com forte impacto em toda a comunidade Estarrejense.

Esta mudança na dinâmica de organização e produção só foi, e é, possível quando há uma estreita colaboração entre a Câmara Municipal e a Associação do Carnaval, ou seja, todos os Grupos de Folia, Passerelle e Escolas de Samba, que são a essência do Carnaval, e, em conjunto, com grande investimento e envolvimento de todas as partes.

Assim, o executivo decidiu renovar o apoio aos 13 grupos de carnaval tendo em vista a edição de 2026, prevendo entregar ainda este ano 63.180 euros e mais 82.320 em 2026, perfazendo 145.500 euros. A comparticipação diz respeito a 130 elementos das Escolas de Samba (4) e mais 55 participantes nos Grupos de Folia (8) e Passerelle (1).

Artigos Relacionados

Botão Voltar ao Topo