Saúde

Abra portas à agrobiodiversidade!

Tem um quintal? Um jardim? Ou mesmo só uma varanda ou janela? Então pode receber gratuitamente sementes de variedades de feijões para semear, crescer, partilhar e comer!

O projeto europeu INCREASE, iniciado em 2020, quer envolver as famílias portuguesas no cultivo e preservação de 1000 variedades regionais de feijão. Esta é uma iniciativa científica que envolve 28 parceiros internacionais (em Portugal é coordenada pela Universidade Católica) unidos no objetivo de valorizar a agrobiodiversidade e promover o consumo e cultivo de leguminosas na Europa.

As actividades previstas no trabalho incluem a conservação, gestão e caracterização de milhares de variedades de leguminosas. Estas plantas (as leguminosas incluem os feijões, lentilha, tremoço, grão de bico, ervilha, fava, chícharo, etc) são ricas em proteína, ajudam a fertilizar o solo e contribuem para reduzir os excessos no consumo de carne. Globalmente têm um impacto tão positivo na saúde pessoal e planetária que as Nações Unidas criaram já em 2016 o Ano Internacional das Leguminosas – precisamente para chamar a atenção e aumentar o seu uso.

Agora o projeto INCREASE quer trazer leguminosas até ao seu vaso, canteiro ou talhão! Além de receber as sementes cada voluntário tem a oportunidade de participar numa mega-experiência científica à escala europeia: partilhando os resultados das suas sementeiras é possível criar um grande mapa do cultivo de leguminosas na Europa – é ciência participativa, onde cada cidadão documenta os seus cultivos e assim faz parte integrante da descoberta.

Para se envolver deve descarregar para o telemóvel a aplicação gratuita INCREASE CSA (disponível para iPhone e Android). Depois siga estes passos:

– Entra na app, clica em Registration e regista-se (basta o nome, email e criar uma senha/password);
– Vá à sua conta de email, abra a mensagem do projeto Increase e clique no linque de confirmação;
– Volte à app e faça Login com o seu email e password;
– No menu clique em CSE Registration, preencha o formulário (infelizmente para já só existe em inglês) e finalmente clique em Send/Enviar.

As inscrições para esta atividade estão abertas até 1 de Março de 2021 e se as variedades se esgotarem a atribuição é por ordem de chegada, por isso faça já o seu registo!

Para mais informações sobre o projeto e esta iniciativa de ciência cidadã visite o site do INCREASE e assista aos incríveis vídeos do projeto:

  1. Venha connosco!  https://www.youtube.com/watch?v=USewJp459Mc
  2. Seja cidadão cientista! https://www.youtube.com/watch?v=hpRW13cWigk
  3. Conheça a nossa app! https://www.youtube.com/watch?v=02NWuOpxNFQ

Encontrará toda a informação e mais em ttps://www.pulsesincrease.eu/pt/experiment

Deixe um comentário

https://casino-portugal-pt.com/
Botão Voltar ao Topo