
Num domingo ameno, convidativo para uma ida à praia, o Sol até tinha descoberto a meio da tarde levando os banhistas até à água para um banho retemperador.
O que não estariam a contar era com um fenómeno meteorológico estranho e raro, acompanhado de súbitas rajadas de vento.
Olhando para o horizonte foram surpreendidos com uma enorme nuvem rolo que causou aparato no areal com toda a gente a querer sair dali rapidamente.
Refira-se que o fenómeno foi avistado em diferentes praias da costa portuguesa e o vento foi sentido mesmo longe da costa. Este tipo de nuvem apresenta uma forma longa e tubular, movendo-se horizontalmente, como se estivesse a “rolar” sobre o oceano. O fenómeno é extremamente raro, sobretudo em Portugal, mas não é perigoso. Este forma-se quando o ar quente bate de frente com ar frio e, em vez de subir, expande-se horizontalmente.
Especialistas consultados pelo OvarNews, adiantaram que “é normal que nuvens de trovoada tragam consigo rajadas de vento fortes ou até mesmo muito fortes, mesmo que não chova ou troveje”. Apesar de o momento ter apanhado a todos desprevenidos, e sem saber do que se tratava esta nuvem peculiar, facto é que esta não será a primeira vez que situação semelhante acontece no nosso país.
©️ Foto de BV, na praia do Furadouro, hoje à tarde.