CulturaPrimeira Vista

Vareiros no capítulo da Confrérie du Phithiviers

“Um fim-de-semana memorável com os nossos amigos da Confrérie du Phithiviers”, comenta Ricardo M. Nunes, arrais da Confraria Gastronómica do Concelho de Ovar, que participou nas comemorações 28.º capítulo da confraria da cidade francesa geminada com Ovar, que decorreu no passado fim-de-semana, no âmbito do protocolo de geminação assinado com a Confraria Gastronómica do Concelho de Ovar, em 2016, e que visa o intercâmbio cultural e gastronómico entre as duas cidades (cidades geminadas desde 1993).

Participarem do Capítulo 46 Confrarias das quais apenas duas eram estrangeiras, a nossa Confraria de Portugal e uma Confraria da Bélgica. “Tivemos oportunidade de promover a nossa gastronomia, a nossa cultura e a nossa região, e de conhecer um pouco mais da gastronomia e da cultura francesa, num saudável e enriquecedor intercâmbio de saberes e sabores”, explicou Ricar Nunes, Arrais de Mar da confraria vareira.

Dois Confrades da comitiva portuguesa foram ainda agraciados com o título confrádico de Chevalier du Pithiviers (Cavaleiros do Pithiviers), que muito honrou os Confrades agraciados e a Confraria Gastronómica, enquanto símbolo de reconhecimento e de amizade entre os povos. Ricardo Nunes anunciou que uma delegação da Confrérie du Pithiviers irá marcar presença no nosso próximo Capítulo, que terá lugar no próximo dia 16 de junho de 2018.

Desde 1983 que a Confraria Gastronómica de Pithiviers organiza os seus capítulos, a cada dois anos, para celebrar o doce feito à base de amêndoa, açúcar, manteiga e ovos, uma especialidade gastronómica da cidade de Pithiviers.

Este ano, a Confraria Gastronómica do Concelho de Ovar foi uma das 40 convidadas da festa e a que veio de mais longe.

Deixe um comentário

https://casino-portugal-pt.com/
Botão Voltar ao Topo