CulturaPrimeira Vista

Cinema de Ovar em primeiro no concurso à exibição de cinema em Portugal

O Cinema Dolce Espaço que diariamente exibe cinema no Centro Comercial Dolce Vita, em Ovar, foi mais uma vez classificado em primeiro lugar no concurso anual que o ICA – Instituto do Cinema e do Audiovisual do Ministério da Cultura implementa há vários anos.

Este concurso, que acontece no âmbito das preocupações de exibição de cinema de qualidade, procura também que as salas exibam cinema português, europeu e filmes de cinematografias oriundas de países com menos expressão na exibição comercial portuguesa,

Ovar, pela sua programação e pelo conjunto de actividades que o cinema foi desenvolvido ao longo do ano de 2019, foi classificado em primeiro lugar pelo júri escolhido pelo ICA/MC. Nos lugares seguintes ficaram cinemas de Lisboa, Porto, Cascais e Coimbra.

O Cinema Dolce Vita foi reaberto em 2014, numa parceria com a Filmógrafo, iniciando um novo período de exibição cinematográfica com a chegada do cinema digital. Sendo uma sala de pequena dimensão, conta com todas as condições que a fazem num caso quase único em Portugal.

O Cinema Dolce Vita foi uma das primeiras salas de cinema a reabrir no desconfinamento, num dos municípios que mais sofreu com a pandemia. Logo a 1 de junho foram implementadas medidas rigorosas que estão a permitir o visionamento dos filmes, com os espectadores a mais de dois metros de distância entre os lugares ocupados.

Para além da exibição de filmes de estreia, o cinema tem uma diversificada programação que inclui também a exibição especial de obras de documentário, animação e curtas metragens.

Em 2019, entre os vários momentos que se foram sucedendo, um destaque especial para a estreia do filme “Uma vida sublime” de Luís Diogo que na altura permitiu a realização de um concerto com os “Moonshiners” onde Susie Filipe, a protagonista do filme, é a baterista.

Luís Diogo foi também o realizador a estrear em Ovar um filme com que se reabriu em 2014 a sala de cinema. “Pecado Fatal” foi o filme da reabertura.

Nos últimos anos, sempre em julho, o cinema de Ovar tem sido palco do Festival Internacional de Cinema AVANCA que em 2021 irá comemorar a sua edição número 25. Por ali têm sido exibidos os filmes em competição do festival, mas também as retrospetivas e sessões especiais.

O Cinema Dolce Espaço foi também palco da cerimónia de entrega dos Prémios Egas para o cinema, bem como espaço para conferências, nomeadamente sobre o som no cinema em parceria com a AES – Associação Portuguesa de Engenharia de Áudio e a UTAD – Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro.

A sala de cinema faz parte de um Centro Comercial com características únicas, implantado numa extensa zona verde na parte norte da cidade de Ovar. Este centro prepara-se para crescer e inclusivamente irá ter muito em breve uma nova marca.

O Cinema irá acompanhar o Centro Comercial neste rebranding, pelo que brevemente também mudará de nome.

Deixe um comentário

https://casino-portugal-pt.com/
Botão Voltar ao Topo