Life&Tek

Burla “Olá Mãe” e “Olá Pai” já rendeu cerca de 1 milhão de euros

Ainda se lembra da burla “Olá Mãe” e “Olá Pai” que começou a surgir no WhatsApp? Pois, a burla continua apesar de as autoridades terem detido um suspeito! Muita atenção a este esquema…

O alerta foi lançado em outubro de 2022, altura em que começou a circular um esquema fraudulento com o objetivo de roubar dinheiro. O atacante começa por enviar um “Olá Pai” ou “Olá Mãe” no WhatsApp de um número desconhecido e pode que seja feita uma transferência.

Segundo a PSP, esta burla informática já rendeu aos burlões cerca de 1 milhão de euros.

Este tipo de esquema não é novo, mas continua a circular em força em Portugal. O Modus Operandi é simples! A vítima recebe uma mensagem no WhatsApp a dizer que é o filho ou filha e que precisa de dinheiro (mas já há várias variantes do “engodo”).

O “atacante”, que se faz passar por filho ou filha, começa por dizer que mudou de número e pede ao “pai”, que é a vítima, para lhe transferir um determinado valor via MB WAY.

É importante que este tipo de esquema seja denunciado às autoridades e que outras pessoas sejam alertadas para esta fraude. Quanto à resposta ao burlão, apenas deve ignorar as mensagens.

O que fazer?

Se receber alguma mensagem de um número desconhecido a dizer ser o seu filho(a), CONFIRME sempre antes de enviar (através de uma chamada, ou uma mensagem com pergunta/resposta combinada previamente com o seu filho(a)… etc.

Este tipo de burla ganhou muita tração em outros países, como é o caso do Reino Unido, e está a acontecer cada vez com mais frequência em Portugal. De relembrar que os ataques de Phishing continuam a ser o principal vetor de ataque em Portugal.

Deixe um comentário

https://casino-portugal-pt.com/
Botão Voltar ao Topo