Cultura

Câmara de Ovar ofereceu formação prática de voo com drones

No âmbito do «Ovar Youth Robotics», a Câmara Municipal de Ovar organizou uma formação prática intitulada “Introdução ao Voo com Drones”, para possibilitar que os jovens montassem um drone, conhecessem os cuidados a ter para o operar em segurança no espaço público e pudessem aprender a pilotá-lo em segurança. A iniciativa aconteceu no passado sábado, 24 de setembro, na Base Aérea de Maceda, e a inscrição era gratuita, limitada às vagas existentes, que esgotaram rapidamente.

Idealizámos uma experiência como nunca se fez em Portugal”, explica Ruben Ferreira, Vereador da Juventude da Câmara Municipal de Ovar. “Primeiro, por acontecer numa base militar; segundo, por ter a própria Força Aérea a explicar o funcionamento do espaço aéreo; terceiro, por os jovens terem uma ‘missão’ a desempenhar com o drone para aprenderem a pilotá-lo; e quarto, por os jovens ficarem com o drone que montaram, para si, de forma gratuita, como oferta da Câmara Municipal de Ovar”.

A formação iniciou-se com a intervenção de abertura do Comandante do Aeródromo de Manobra n.º 1, Tenente Coronel Rui Veloso Rocha, que sublinhou a importância de os jovens “operarem os drones em segurança, tanto para si, como para os outros”.  Seguiu-se uma explicação, pela Força Aérea, sobre o funcionamento do tráfego aéreo. Depois, a cargo da Câmara Municipal, ocorreu a formação sobre o funcionamento dos drones, os conceitos de segurança, os cuidados a ter, a responsabilidade do piloto, o direito de privacidade e os passos a dar para reportar acidentes.

À vertente formativa seguiu-se a parte prática, em que os jovens montaram o respetivo drone, oferecido pela autarquia, e aprenderam a pilotá-lo em segurança, em pistas e hangares da Base Aérea de Maceda.

No final, uma das jovens participantes afirmou ter-se tratado “de uma experiência única, que nunca vou esquecer”. Outro dos participantes garantiu ter sido “fantástico voar o drone numa base militar e depois ainda recebê-lo como oferta da Câmara Municipal”.

A formação “Introdução ao Voo com Drones” encerra a edição de 2022 do «Ovar Youth Robotics», o programa de formação em robótica e programação da Câmara Municipal de Ovar, que, recorde-se, em 2022 já tinha contado com duas sessões do workshop “Cria Grátis o Teu Robot”, realizadas em Ovar e em Arada.

Deixe um comentário

https://casino-portugal-pt.com/
Botão Voltar ao Topo