Carnaval

“Carnaval Sujo” no Festival Internacional de Montecatini

Nascido na conhecida cidade termal da Toscana italiana, ao longo do seu historial, o Festival Internacional de de Curtas metragens de Montecatini foi sendo um ponto de encontro do cinema independente italiano com o cinema de todo o mundo. Presidido desde há alguns anos por Marcelo Zeppi, o festival tem a particularidade de ter sido criado pela Federação Italiana de Cineclubes (Fedic).

4 filmes produzidos pelo Cine Clube de Avanca e pela Filmógrafo participam nas comemorações, apresentados em Itália por Júlia Rocha, que assim integra as comemorações transalpinas.

Entre as obras escolhidas, estará a curta metragem de José Miguel Moreira “Carnaval Sujo”, filme rodado em Ovar e cuja trama acontece num cenário onde se referencia uma antiga tradição carnavalesca desta cidade.

“5 Cigarrilhas” é outro dos filmes seleccionados, da autoria de Passos Zamith que se encontra a rodar um novo filme, cujas filmagens na região serão alvo de apoio do novo AVANCA Film Fund.

Francisco Colombo é outro dos autores com filme presente em Itália. Trata-se da coprodução luso-brasileira “Avesso”, uma ficção que reúne vários bandidos. Francisco, conjuntamente com Marcia Paraiso, está a finalizar um novo filme com o Cine Clube de Avanca. Trata-se do documental de longa-metragem “Sobre Sonhos e Liberdade”. que também será uma coprodução luso-brasileira.

O último filme é um documentário de curta metragem realizado por Gustavo dos Santos e intitulado “Magister”. Neste filme é possível acompanhar o trabalho do encenador teatral do Porto, Júlio Cardoso.

A estes filmes juntam-se 2 curtas metragens realizadas por estudantes de cinema e que tiveram a sua estreia nas últimas edições do “AVANCA – Encontros Internacionais de Cinema, Televisão, Vídeo e Multimédia”. Este festival tem uma parceria de longa data com este festival italiano e este ano atribuiu um Prémio Amizade a Marcello Zeppi, assinalando assim este significativo aniversário.

As curtas metragens são “Passage” de Hugo Neves, Filipe teixeira, Vasco Gonçalves, António Riboira e “20.06.2018” de Daniel Silva, Filipe Mendonça, Nelson Sousa, Tiago Faria.

Montecatini escolheu este ano Portugal, Espanha, Rússia e Ucrânia como países convidados nesta sua comemoração da edição 70 do Festival Internacional de Cinema de Curta Metragem de Montecatini em Itália.
Este festival é o mais antigo de todos os eventos de curtas metragens em actividade no mundo.

Deixe um comentário

https://casino-portugal-pt.com/
Botão Voltar ao Topo